Governo de São Paulo determina que shoppings e academias devem ser fechados para conter o avanço do coronavírus

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (18), o fechamento dos shoppings na região metropolitana de São Paulo. Os estabelecimentos têm até a próxima segunda-feira (23) para cumprir a medida que deve durar até o dia 30 de abril.

Academias de ginástica na região da Grande São Paulo devem ter suas operações encerradas até o próximo domingo (22), afirmou Doria em entrevista coletiva. O pessedebista ressaltou ainda que aglomerações em clubes e praias não são recomendadas.

“Não é recomendável aglomerações. A nossa recomendação é: evitem aglomerações […] O bom senso e a prudência cabem a cada cidadão. São medidas estabelecidas, decididas e fundamentadas, baseadas em informações que chegam da área médica e sanitária”, declarou o governador.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do estado destacou que a medida foi discutida com entidades do setor. “Essa medida foi muito dialogada com o setor e foi entendido que a prioridade é o bem estar das pessoas. O mais importante é evitar aglomerações. O foco é termos o combate ao coronavírus”, garantiu Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico. 

As escolas públicas devem ser fechadas, a partir da semana que vem. O processo de suspensão gradual das aulas foi iniciado na última segunda-feira (16). Escolas particulares foram orientadas a fechar as portas.

Na última terça-feira (17) foi anunciado que as delegacias de polícia funcionarão em regime especial, o atendimento ao público será mantido apenas para registro de crimes graves.

Veja as medidas tomadas pelo Governo de São Paulo:

1. Shoppings e Academias de Ginásticas da Capital e Região Metropolitana devem ser fechados de 23 de março até 30 de abril.


2. Ampliar a entrega de medicamentos de alto custo para 830 mil pacientes.


3. Parceria com até mil farmácias (Capital) para vacinação contra a gripe a partir do dia 13 abril. 


4. Limitar a presença de usuários nos postos do Detran e do Poupatempo.


5. Parceria com as operadoras da VIVO, CLARO e TIM para disparos de SMS gratuitamente em toda a base de SP com informações sobre condutas, procedimentos e recomendaçãos – 15 milhões de pessoas serãoa atingidas.


6. A partir de hoje a Secretaria de Desenvolvimento Regional enviará comunicações a prefeitos e prefeitas de 645 municipios sempre às 18 horas com atualizações de notícias sobre o coronavírus.


7. Liberação de R$ 275 milhçoes para combater os efeitos novivos da pandemia da Coronavirus. No total até o momento R$ 500 milhões.  

E a recomendação de que maiores de 60 anos devem ficar em casa. Evitar qualquer tipo de saída.