Governo disponibiliza ônibus elétricos e a gás no Subúrbio e RMS

Na próxima semana, o governo estadual vai iniciar o projeto-piloto que garantirá a circulação de ônibus elétricos e também movidos a gás, respectivamente, pelo Subúrbio Ferroviário e pela Região Metropolitana de Salvador (RMS). Visando contribuir para tornar o sistema de transporte da capital sustentável, a novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa durante a edição da noite dessa terça-feira (20) do #PapoCorreria.

Rui contou que os ônibus elétricos vão fazer o trajeto entre a Ilha de São João e a Estação Pirajá do Metrô. “Vamos disponibilizar ônibus elétricos, que rodam mais de 200 quilômetros sem precisar carregar, para a população que precisa passar pelos bairros de Ilha de São João, Paripe, Periperi, Lobato, chegando à Estação do Metrô que foi instalada em Pirajá. Ao todo, serão seis ônibus circulando ainda este ano”, garantiu Rui.

O primeiro veículo já chega próxima semana, quando uma viagem-teste com a presença do governador deve ser realizada. “Quero ver, junto com as pessoas, o quanto esses ônibus são silenciosos e importantes para o meio ambiente”, declarou.

Rui ainda anunciou a chegada de um ônibus movido a gás natural que deverá transitar pela Região Metropolitana de Salvador. “Dessa forma, vamos modernizando o transporte público, dentro de uma estratégia de um estado verde, moderno e que cuida do meio ambiente”, concluiu.

Antecipação do pagamento dos servidores

O governador destacou ainda que, por conta da comemoração do Dia do Servidor Público Estadual (28 de outubro), que neste ano será celebrado excepcionalmente no próximo dia 30, o governo baiano vai efetuar o pagamento do salário dos 280 mil servidores ativos, inativos e pensionistas no penúltimo dia útil deste mês (29). “O pagamento será feito em lote único, um dia antes da programação original, permitindo que o servidor aproveite os feriados já com o salário na conta”, assegurou.

Todos os meses, o Governo da Bahia destina aproximadamente R$ 1,6 bilhão para o pagamento da folha de ativos, inativos e pensionistas. A programação de pagamento dos salários volta ao calendário original, com depósitos feitos no último dia útil do mês, a partir de novembro. O feriado também será celebrado no dia 30 de outubro, quando não haverá expediente na administração estadual baiana, com exceção dos serviços essenciais que não admitam interrupções.

Repórter: Renata Preza

Comentários no Facebook