A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), promoverá a modernização do acervo documental das escolas estaduais, que são competência das superintendências de Recursos Humanos da Educação (SUDEPE) e de Planejamento Operacional da Rede Escolar (SUPEC), e que estão distribuídos nos 27 Núcleos Territoriais da Educação (NTE). A ação visa coletar, catalogar e digitalizar os documentos para serem disponibilizados para consulta, permitindo o fornecimento ágil de informações da vida escolar do estudante e dos profissionais da Educação.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressalta a importância desta inciativa do Governo do Estado. “A digitalização da documentação da SEC será uma marcante herança para a educação baiana promovida pelo governador Rui Costa. Um passo necessário para a modernização da rede estadual e que queremos, por meio do diálogo, expandir para as redes municipais da Bahia”, afirma.
O superintendente da SUPEC, Manoel Calazans, destaca o impacto da inciativa para a rede estadual. “Digitalizar é fundamental para viabilizar a emissão de documentos, principalmente de escolas antigas e extintas, que acabam tendo seu arquivo depreciado com o tempo. Inclusive, documentos com valor histórico de escolas centenárias em nosso Estado”.
A superintendente da SUDEPE, Maria do Rosário Muricy, comenta que “através desta ação de digitalização, a SEC vai estar modernizando sua área de documentação, dando celeridade aos procedimentos operacionais e deixando um legado tão necessário a educação baiana.”
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação