Ibametro intensifica fiscalização de brinquedos para o Dia das Crianças

Ibametro realiza operação de dia das crianças - Foto: Carol Garcia/GOVBA

Desde o fim de setembro, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realiza a Operação Dia das Crianças, que intensifica a fiscalização de brinquedos e produtos infantis em todo o estado. Nessa sexta-feira (4), uma equipe do órgão realizou uma blitz em estabelecimentos do Centro de Salvador. As abordagens seguem até o próximo dia 10. 

“A expectativa é de que a gente possa tirar do mercado qualquer brinquedo irregular. Estamos focando em carrinhos, bonecas e bicicletas, mas claro que vamos analisar qualquer tipo de brinquedo e recolher aqueles que tiverem irregulares, para não ocasionar nenhum tipo de acidente de consumo”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. 

O consumidor também deve ficar atento a três aspectos importantes na hora da compra. “Ao chegar ao estabelecimento, ele deve comprar produtos que tenham o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], que é a garantia de que aquele brinquedo passou por testes que dão uma segurança maior para quem comprar e for usar. Além disso, o produto deve ter a indicação da faixa etária e o manual de instrução em língua portuguesa, mesmo que seja um produto importado”, acrescenta Leal.  

A aposentada Ieda Araújo já começou a procurar os presentes para o Dia das Crianças. Além de agradar aos netos, ela também se preocupa com a segurança dos produtos. “Tem coisa miúda que eles podem engolir e se engasgar”, diz Ieda, que fica atenta ainda à recomendação de idade na embalagem do produto. 

Ieda Araujo, telefonista – Foto: Carol Garcia/GOVBA

Um dos estabelecimentos visitados foi o do comerciante Francisco Agostinho, onde os fiscais do Ibametro não encontraram nenhuma irregularidade. “Eu sou pai, também tenho criança pequena e a gente sabe do dever que tem que cumprir”, garante. 

O consumidor que encontrar irregularidades e quiser realizar denúncias pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888 ou pelo aplicativo móvel do órgão. 

Repórter: Lina Magalí