A partir desta quinta-feira (4), até o início de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, em todos os 27 estados, os primeiros testes para o Censo de 2022. Na Bahia, a coleta de informações será feita em Salvador, em Amaralina. Os recenseadores visitam, a partir de hoje, todos os cerca de 2 mil domicílios do bairro em um “ensaio geral” para o Censo Demográfico 2022, no qual todas as etapas da pesquisa serão executadas.
A intenção é que em cada uma das residências ao menos uma pessoa seja entrevistada. A estimativa é contar uma população de aproximadamente 7 mil pessoas.
A população de Amaralina poderá escolher entre responder o questionário do Teste do Censo presencialmente, pela Internet ou por telefone. Todos os agentes do IBGE estarão uniformizados, com crachá e usando máscara e escudo facial. Sua identidade poderá ser confirmada por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo 0800-7218181.
Objetivo é testar, em campo, equipamentos, sistemas, logística, protocolos sanitários, entre outros. Será a primeira vez que o IBGE fará esse tipo de piloto em todos os estados brasileiros. O 13º Censo Demográfico tem sua verba integral, cerca de R$ 2,3 bilhões, prevista no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e deve começar em 1º de junho de 2022.
O Censo Demográfico é o único levantamento estatístico que vai a todos os domicílios, nos 5.570 municípios do Brasil, para contar quantos somos, saber onde estamos e mostrar como vivemos. E é justamente para conhecer na prática os desafios dessa operação e se preparar ao máximo para enfrentá-los que o IBGE realiza, a partir de hoje, 4/11/2021, testes do Censo 2022 em todas as 27 unidades da Federação. Informações do Metro1.