Indústria baiana bate crescimento nacional

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia divulgou um estudo revelador de crescimento 12 vezes maior em relação à produção média nacional, considerando os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

O trabalho, produzido pela gerência executiva de desenvolvimento industrial, indica 6% favoráveis à indústria de transformação baiana contra 0,5% do mesmo setor considerando todos os estados da federação.

No entanto, tomando como base o mês de fevereiro deste ano, no acumulado de 12 meses, a produção industrial baiana registrou queda de 1,6%, de acordo com os resultados obtidos na Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física.

A desaceleração verificada na produção baiana ficou certificada a partir de cálculos realizados sobre dados e estatísticas fornecidos pelos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Consulta ao resultado – Os resultados estaduais, com todos os números considerados mais relevantes, disponíveis a partir de cada segmento industrial e gráficos, estão disponíveis para consulta na home page da Fieb, no endereço fieb.org.br.

O relatório ainda não reflete o efeito da pandemia da Covid-19 e seus impactos em todas as cadeias de produção e serviços, com perda de emprego, renda, capacidade de consumo e investimentos, sinalizando uma forte desestruturação.

A conclusão dos especialistas é pela incerteza, pois não se sabe se a crise será superada, e, em caso de chegar a bom termo, a imprevisibilidade de prazos não permite qualquer projeção pelas equipes de pesquisa. Informações do Portal A Tarde.