Infiltrações deixam alunos debaixo d’água em escola de Dias D’ávila

Moradores da zona rural de Dias D’Ávila procuraram a nossa equipe para relatar um problema depois das fortes chuvas que caíram no início da semana.

A Escola São José, que fica no distrito de Emboacica, ficou totalmente alagada. De acordo com vídeos divulgados na internet, produzidos pelos próprios moradores, a situação causou pânico aos alunos que estavam em sala de aula no momento do alagamento.

Um dos moradores chegou a postar uma mensagem em uma rede social, chamando a tenção do poder público. Na mensagem, ele diz: “Olá! Venho aqui denunciar um descaso na Escola São José, que fica no distrito de Dias d’Ávila. Kde (sic) os representantes. Veja o pânico dessas crianças…. Nessa hora não aparece: secretaria, vereadores, associação. Ninguém ver isso”, escreveu.

Em um dos vídeos postados por Wilson Sobral, morador do distrito, mostra o pátio e uma das salas totalmente alagados, graças à calha, corroída pela ferrugem de uma extremidade a outra. A gravação também mostra as sandálias das crianças no meio da água, dentro de uma das salas. Nem mesmo os baldes e bacias colocados por funcionários, foram capazes de recolher a água que jorrava pelos buracos na calha.

No final de um dos vídeos, a pessoa que está segurando a câmera, mostra crianças na sala de aula, na parte menos alagada do local, porém desorientadas, sobre um tapete emborrachado.

“Meus filhos estudam nessa escola e eu nem me atrevo a manda-los, com medo. Revoltante essa situação”, escreveu Genilda Araújo, moradora.

O vereador Cleiton Lima, representante da comunidade, informou que esteve na escola essa semana, onde explicou ao pessoal sobre a situação da calha; e garantiu que resolveria o problema da infiltração: “Ainda hoje estive na Escola São José, explicando para algumas mães a situação da calha da escola. É muito difícil eu passar uma semana sem ir na Emboacica, sei o problema da calha, já fiz uma indicação e estou em contato quase que diariamente com o engenheiro responsável da Seduc para a execução do serviço. Posso lhe garantir que o material já foi comprado e está sendo dobrado para ser colocado na escola. Infelizmente as coisas no poder público não acontece na velocidade que desejamos, mas uma coisa posso lhe garantir, todos os problemas que tem na Emboacica, Biribeira e Boa Vista, eu sei, e já levei para o poder executivo e estou cobrando a execução”, escreveu.

Procurada pela nossa equipe, a Secretaria Municipal de Educação não atendeu às várias tentativas de contato por telefone.

Comentários no Facebook