Devido à grande procura, as inscrições para a tradicional Corrida 2 de Julho foram encerradas em questão de horas. O que demonstra que, pela adesão do público, assim como nos anos anteriores, a 34ª edição do evento será um sucesso. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), e acontece em alusão à Independência da Bahia, que este ano comemora 201 anos.
O titular da Sejuv, Luciel Neto, ressalta a importância do evento como um marco de inclusão no cenário esportivo estadual. “A Corrida 2 de Julho faz parte do calendário esportivo do município e tem a participação maciça da comunidade, o que é muito importante, pois a competição retrata a Independência da Bahia”, destacou o gestor.
Luciel pontuou ainda que Corrida 2 de Julho é o evento é o mais inclusivo de Camaçari, e uma das características marcantes da competição é a categoria destinada a pessoas com deficiência (PcD). “Este ano, a prova será ainda mais inclusiva, com a realização de baterias exclusivas para os paratletas. A iniciativa reflete o compromisso da gestão em organizar e promover a igualdade e o acesso ao esporte para todos os cidadãos. Para isso, foi realizada a parceria com várias entidades representativas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, ressaltou.
A prova, ainda, é destinada para pessoas de ambos os sexos, distribuídos em 11 categorias, definidas por idade. Uma das inscritas, Elaine Alcantara Salgado, que está ansiosa para chegar o dia competição, falou que o evento, além de reforçar o valor da diversidade, promove qualidade de vida para a população de Camaçari. “Participar dessa corrida é muito legal. Sem falar que proporciona saúde e bem-estar”.
A Corrida 2 de Julho tem como objetivo incentivar e promover a prática de atividade física por meio do esporte. No total, foram disponibilizadas mil vagas para pessoas com idade a partir de 18 anos, com inscrições feitas de forma presencial e on-line, realizadas nos dias 3 e 4/6 (segunda e terça-feira), respectivamente.
O evento esportivo tem ainda um cunho social, por meio da arrecadação de quatro quilos (kg) de alimentos não perecíveis, por inscrito, que deverão ser entregues nos dias 27 e 28 de junho, no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, localizado na Rua Dom Avelar, no bairro Verdes Horizontes, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Oportunidade em que cada participante inscrito receberá o chip, com o número do atleta.
Com largada prevista para às 7h, no dia da corrida, 2 de julho (terça), a partir das 5h, cada participante receberá o kit atleta, composto por camiseta, squeeze, mochila e lanche. A prova tem percurso de 5 quilômetros (km), com, aproximadamente, 2 horas de duração. Sendo partida e chegada na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães. Ao final da prova, todos os participantes serão contemplados com medalha de participação.
A corrida tem o apoio institucional das secretarias de Governo (Segov), da Saúde (Sesau), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar da Bahia, e o Tiro de Guerra também vão dar suporte ao evento.
Foto: Arquivo