Os bairros do Caji, Caixa D’água, Capelão, Areia Branca e Jambeiro, são as novas localidades que passam a ter medidas restritivas regionalizadas, a partir desta quarta-feira (1/07), em Lauro de Freitas. Durante o período de restrições, que seguirá até o dia 6 de julho, a Prefeitura Municipal vai executar ações de apoio e proteção à vida, fiscalização de funcionamento de atividades comerciais, assim como o controle de circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas. Nos bairros de Portão, Vila Praiana, Ipitanga e Aracuí, as medidas serão finalizadas nesta terça-feira (30).
Apenas serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar durante os seis dias de restrições, como supermercados, panificadoras, açougues, farmácias, postos de combustível, agências bancárias e lotéricas, unidades ou serviços de saúde humana ou animal, de urgência e emergência, além de serviços públicos essenciais, funerárias, segurança privada, imprensa, telecomunicações, logística e transporte de alimentos e medicamentos.
Nos bairros de Caji, Caixa D’água e Quingoma as medidas abrangem uma área equivalente a 3 km de circunferência, tomando como ponto zero a Praça do Caji Caixa D’Água, na confluência da Rua das Mangueiras com a Avenida Gerino de Souza Filho. Nos bairros de Capelão, Areia Branca e Jambeiro foi considerada uma área de atuação também equivalente a 3 km de circunferência, tomando como referência a Praça em frente ao campo de futebol de Areia Branca, na Rua Dois de julho.
A Força-Tarefa de Fiscalização, que envolve agentes fiscais de seis secretarias municipais, irá intensificar as ações que faz cumprir o decreto por parte dos estabelecimentos comerciais, com o apoio da Guarda Municipal e parceria das forças policiais. Para a circulação de veículos ou pessoas nas áreas isoladas com barreiras de contenção, será exigido a exibição de comprovante de residência ou de qualquer documento apto a demonstrar que o deslocamento tem necessidade essencial.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), no Caji 169 pessoas testaram positivo. Os últimos decretos – que podem ser consultados no site da prefeitura – estabelecem ainda a prorrogação da restrição noturna para veículos e pedestres, com vigência até o dia 6 de julho, e medidas mais restritivas para os bairros de Buraquinho e Miragem entre os dias 7 e 12 de julho .
Medidas em Portão, Vila Praiana, Ipitanga e Aracui
No total, até esta segunda-feira (29), as equipes da Força-Tarefa fiscalizaram 180 estabelecimentos, nos bairros de Portão, Vila Praiana, Ipitanga e Aracui. Destes, 56 foram orientados a fechar e seis notificados. Nas barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura foram feitos 1.225 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 e identificados 375 casos positivos. Abordagens veicular totalizaram 3.945 nas quatro localidades. As medidas serão encerradas nesta terça-feira (30).
Restrição noturna
A medida que restringe a circulação de pessoas e veículos em Lauro de Freitas, das 20h às 5h do dia seguinte, para diminuir a proliferação do coronavírus, foi prorrogada até o dia 6 de julho pela administração municipal em decreto publicado nesta segunda (29). O funcionamento de mercados, supermercados, hipermercados e atacadistas fica estabelecido até às 19 horas de segunda a sábado e até às 17 horas no domingo.
Medidas em Vilas do Atlântico, Buraquinho e Pitangueiras
Nos bairros de Vilas do Atlântico, Buraquinho e Pitangueiras, as medidas complementares regionalizadas começarão a valer a partir do dia 7 de julho até o do 12 do mesmo mês. A decisão da Prefeitura faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela administração municipal para enfrentamento da pandemia. Os moradores destas localidades só deverão ir às ruas em caso de extrema necessidade, conforme determina decreto publicado também nesta segunda-feira (29).
Balanço Epidemiológico
Lauro de Freitas chegou ao número de 1.979 pessoas infectadas e 33 óbitos. 387 já estão curadas, 22 continuam internadas e 1.537 seguem em recuperação. A Prefeitura já adotou várias medidas para diminuir a curva de contaminação e conta com a colaboração de todos para vencer a pandemia. Mantenha o distanciamento social, faça regularmente a higiene das mãos e ambiente, e use máscara sempre que precisar sair. Informações da assessoria PMLF.