Lauro de Freitas: Prefeitura monta operação especial de Réveillon

Para evitar aglomerações e eventos festivos na virada do ano, a Prefeitura de Lauro de Freitas montou uma operação especial de fiscalização na orla do município, que é tradicionalmente destino de muitos turistas e moradores da região. Por meio de decretos, a Prefeitura proíbe acesso às praias, a realização de shows e festas com aglomerações. A Operação Réveillon terá inicio às 00h do dia 31 (meia noite desta quarta-feira), sendo finalizada às 23h59 do dia 03 de janeiro.

Com coordenação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTOP) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), a Operação atuará em toda a cidade, mas com foco prioritário nos bairros de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. O secretário da SETTOP, Smith Neto, explica que esses bairros terão uma fiscalização reforçada, por serem os locais que mais apresentam fluxo em feriados e épocas festivas.

“Nosso objetivo é monitorar a cidade inteira, garantindo que as medidas de combate ao coronavírus sejam respeitadas. Montamos essa operação pensando nas características e necessidades de cada região. Manteremos diálogo com a população, para conscientizar e alertar. Mas quando necessário, também haverá punições para aqueles que insistirem em descumprir as normas” disse.

No bairro de Ipitanga, serão fechados os estacionamentos que ficam em frente ao Centro Pan Americano de Judô. Em Vilas, será realizada blitz educativa, acesso controlado para moradores, bloqueio no entorno do Clube de Vilas e implantação de barreiras nos acessos às praias. Já em Buraquinho, haverá restrições educativas até as 16h e bloqueios a partir desse horário. O estacionamento de veículos na região também estará proibido durante todo o período da Operação. As barracas de praias também serão monitoradas, com permissão de funcionamento até as 17h. 

A operação também contará com o apoio das demais secretarias municipais, da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Lauro de Freitas e da Guarda Municipal. Além das câmeras instaladas na orla do município, que poderão ajudar a identificar aglomerações e festas irregulares. De acordo com o major Everton Monteiro, comandante da 52ª CIPM, todo o planejamento para o Réveillon visa garantir a segurança pública e a saúde pública do município. 

“Nós vamos atuar em parceria com a Prefeitura, como estamos fazendo desde o início da pandemia. Espero que a população possa se conscientizar que esse não é um momento de aglomerar. Esse não é um momento de se reunir nem em família, já que estamos passando por uma fase muito difícil. Torcemos para que todos possam ter empatia. Vamos evitar qualquer evento em espaço público e privado”.

O major ainda garante um reforço operacional, com a disponibilidade de seis viaturas extras para o período do ano novo. “Iremos trabalhar na Operação Réveillon ininterruptamente. Atuaremos para que a população de Lauro de Freitas esteja tranquila, segura e em paz”, relatou.

Demais secretarias

Durante todo o feriado do réveillon, órgãos da Prefeitura estarão de plantão 24h. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) estarão atuando para garantir a limpeza da cidade. As UPAs e PAs também estarão abertas 24h para atender a população em casos de urgência e emergência. As USFs não estarão funcionando.

Confira abaixo as unidades:
-PA de Areia Branca Tel: (71) 32918958
-PA Santo Amaro de Ipitanga (triagem para Covid19) Tel: (71) 3288 8805
-PA Nelson Barros Tel: (71) 3288-8801
– UPA (Itinga) Tel:  (71)3251-8110
– UPA Infantil (Upinha) (Itinga)
-Hospital Menandro de Faria Tel: (71) 3369-6800
-SAMU 192 – Serviço Móvel de Urgência

Telefones úteis
Defesa Civil: (71) 3288-8628
CIMU: (71) 3369-3710 ou 156

Comentários no Facebook