As receitas de remédios de uso contínuo passam a ter validade ampliada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. A partir desta semana, as receitas valem por até 60 dias, sem necessidade de renovação neste período.
Segundo a prefeitura do município, a iniciativa tem o objetivo de evitar aglomerações em postos de saúde, para diminuir a taxa de contaminação pelo novo coronavírus na cidade.
A secretária de Saúde do município, Maria Isabel de Andrade, destaca que a medida é válida para prescrições de medicamentos usados em doenças crônicas e não sujeitas a controle especial.
“A medida vale, por exemplo, para hipertensos, diabéticos e para quem faz uso de medicamentos para osteoporose e de componente especializado, entre outros”, explica.
O coordenador da secretaria, Marcelo Souza, explica como fazer a retirada do medicamento.
“É necessário apresentar documento de identidade do beneficiário do medicamento, cartão SUS e a prescrição médica para fazer a retirada dos medicamentos. A retirada pode ser feita independente do comparecimento pessoal do beneficiário”, explica Souza.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite desta quarta-feira (10), Lauro de Freitas tem 720 casos confirmados de Covid-19, com 10 óbitos. Informações do G1.