A vacinação contra o vírus Influenza A, causador da gripe H1N1, começa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na segunda-feira (12).
Com duas campanhas de vacinação realizadas ao mesmo tempo, a prefeitura de Lauro de Freitas alerta que a pessoa que receber a vacina contra a Covid-19 precisa esperar 14 dias para ser imunizada contra a gripe H1N1. Não poderão ser vacinadas também pessoas com sintomas gripais incluindo febre e alérgicas a ovo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, nesta primeira fase da vacinação vão ser imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, povos indígenas, profissionais da saúde, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos no período de 40 dias).
A vacina contra o Influenza A protege contra três cepas do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Para receber a proteção é necessário estar com documento de identificação com foto ou certidão de nascimento no caso das crianças, cartão SUS e CPF.
A vacinação da gripe acontecerá das 8h às 16h nas 11 Unidades de Saúde da Família que seguem os atendimentos para outras patologias.
Veja abaixo os locais de vacinação:
Itinga
- USF Santa Bárbara
- USF Parque São Paulo
- USF Cidade Nova
- USF Jardim Independência
- USF Tarumâ
- USF Pastor Israel Moreira
Portão
- USF Vila Nova
- USF Noel Alves Cruz
Areia Branca
- USF Antônio Carlos Rodrigues
Jambeiro
- USF Padre João Abel
Capelão
- USF Manoel José Pereira
Para ampliar a cobertura vacinal, outros pontos estratégicos foram incluídos, porém o horário de atendimento nesses locais será das 14h às 16h. São eles:
- Centro, no drive do Ginásio do Aracui;
- em Portão, na escola Kleber Pacheco;
- Itinga, Escola Dois de Julho e na Escola Vovó Ciça;
- outro ponto será colocado na Escola Municipal Vida Nova.