Líder palestino Saeb Erekat morre vítima da Covid-19

Foto: Reprodução

Apresidência palestina anunciou, nesta terça-feira (10/11), que o secretário-geral da Organização pela Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, morreu de Covid-19 no Centro Médico Hadassah, em Jerusálem.

Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, definiu a morte como “perda intensa” e disse que foi a “partida de um irmão, de um amigo, de um grande lutador”.

Erekat tinha 65 anos e era um importante porta-voz internacional dos palestinos há mais de 30 anos. Era um dos líderes mais conhecidos e apontado como um dos potenciais sucessores de Abbas, que tem 85 anos.

Estudou nos Estados Unidos e tinha cidadania americana. Ele se formou e fez mestrado em relações internacionais pela San Francisco State University e era Ph.D. pela Universidade de Bradford, na Inglaterra, em resolução de conflitos.

Como negociador-chefe, foi um dos autores principais de partes fundamentais dos Acordos de Oslo, que expandiram a autonomia palestina em algumas partes da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Ele também esteve envolvido em quase todas etapas de negociações de paz entre Israel e Palestina desde a conferência de Madri em 1991.

“O falecimento de Saeb Erekat é uma transição significativa na história e realidade palestinas. Ele estava firmemente comprometido com os direitos de seu povo, inabalável em sua busca por uma paz justa e totalmente destemido em sua busca por liberdade e direitos. Descanse em paz e poder meu amigo”, escreveu a educadora e diplomata Hanan Ashrawi. Informações do Metrópoles.