Mais 309 pessoas são certificados através de Projeto Social em Camaçari

Envolvidos pelos sentimentos de alegria e gratidão, 309 moradores dos residenciais Alpha I, II, III, IV, V e VI; Caminho do Mar I, II e III; e Morada dos Canários, foram certificados nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Habitação (Sehab), por meio do Projeto Técnico Social (PTS), realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Totalizando 23 turmas, distribuídas em 12 cursos, as capacitações disponibilizadas foram nas áreas de soldador por eletrodo revestido de estruturas e tubulações; mecânico de manutenção de máquinas industriais; fabricação de móveis de pallet; operação de empilhadeira elétrica; informática básica; conferente de carga e descarga; auxiliar de operações logísticas; corte e costura básico; confecção de lingerie e moda praia; produção de doces finos; panificação básica; e preparador de doces e conservas.

O Projeto Técnico Social (PTS) é baseado no eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR) do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal. O objetivo específico da iniciativa é proporcionar a capacitação/qualificação profissional e o empreendedorismo dos residentes dos conjuntos habitacionais, com vistas ao desenvolvimento econômico e financeiro, na perspectiva de inserção no mercado de trabalho; na melhoria das condições de vida; e na elevação da renda das famílias beneficiárias através de um trabalho socioeducativo, que assegure a sustentabilidade das intervenções propostas, por meio da participação ativa e integrada dos moradores no processo interventivo.

A titular da Sehab, Vivian Angelim, informou que as capacitações não param por aí, e que, até o fim do ano, a meta é capacitar ainda mais pessoas. “Estou muito feliz em estar participando de mais uma certificação desse projeto, que é tão importante para o nosso município”, concluiu.

A especialista de Atendimento ao Setor Público do Senai, Geane Dantas, falou sobre a parceria com a prefeitura, por meio da Sehab. “É um projeto de sucesso, em que já trabalhamos na maioria dos residências do Minha Casa, Minha Vida de Camaçari. E por onde passamos, foi transformador para a vida de todos aqueles que participaram do PTS. Pra mim, como representante do Senai, é muito gratificante”, ponderou.

Wilson Santos, morador do Residencial Alpha IV, situado no bairro Jardim Limoeiro, falou sobre a experiência dentro do projeto. “Foi muito enriquecedor para mim, pois trouxe a possibilidade de atuar como autônomo e aumentar minha renda familiar” disse.

Tatiane Moreira, do Residencial Morada dos Canários, também localizado no Jardim Limoeiro, relatou a alegria em ter dado mais um passo na carreira profissional. “Eu acredito que, através deste certificado, a minha vida vai mudar, pois me sinto muito mais preparada para o mercado de trabalho” concluiu.

A cerimônia de certificação foi realizada na quarta-feira (3/4), no pavilhão infantil do Horto Florestal Linaldo da Silva, e contou, ainda, com as presenças da subsecretária da Habitação, Bella Batista; do gerente do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), Gilson Ramos; da assistente social da Sehab e responsável pelo PTS, Maria Célia Bispo; além do vereador Niltinho.

Foto: Jean Victor