Mais de 48% da população estimada para as fases 1 e 2 ainda não foi vacinada na Bahia

Ilustração

Chegou nessa quinta-feira (1°) à Bahia o maior lote de vacinas contra a covid-19 desde o início da vacinação, em janeiro. Foram 606.950 doses recebidas, sendo 45.750 da Astrazêneca e 561.200 da Coronavac. Mas, essa quantidade ainda não deve acelerar tanto a campanha de imunização. Isso porque cerca de 48,5% das pessoas contempladas nas fases 1 e 2 de prioridade, que já estão em andamento, ainda não se vacinaram e, de acordo com a coordenadora estadual de imunização, Vânia Vanden Broucke, as vacinas recebidas são em sua maioria remessas de segundas doses.

Na fase 1 do plano de vacinação estão os profissionais de saúde, idosos de 75 anos ou mais, idosos em instituições de longa permanência e indígenas e povos tradicionais. Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), do total de 1.791.438 pessoas previstas neste grupo, 991.320 foram vacinadas até ontem, o que representa, aproximadamente, 55%. Na fase 2, estão os idosos entre 60 e 74 anos, que somam 1.426.043 pessoas. Dessas, 664.722 receberam ao menos a primeira dose, representando cerca de 47% do grupo. 

No estado, já foram aplicadas cerca de 1,6 milhão de vacinas de primeira dose e cerca de 321 mil de segunda dose. Com isso, com base no número utilizado pelo governo do estado como população estimada em 2021 (14.985.070 pessoas), a Bahia vacinou cerca de 11% da sua população. De acordo com a infectologista Adielma Nizarala, a chamada imunidade de rebanho, quando o vírus não acha mais pessoas suscetíveis à doença, deve acontecer quando 75% a 80% da população estiver vacinada.

Chegada de novas doses
As 606.950 doses de vacinas recebidas pela Bahia chegaram ao hangar do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), em Salvador e foram encaminhadas para que começassem a ser distribuídas para os municípios. Com essas novas doses, já chegaram ao estado, no total, cerca de 3 milhões de vacinas. 

A maioria das unidades recebidas serão utilizadas como segunda dose. “Iremos liberar nesta quinta para os municípios duas remessas de segundas doses, referentes ao dia 10 de março. A remessa do dia 17 de março ficará retida ainda nas centrais regionais de Rede de Frio para que, na próxima semana, possa ser entregue também nos municípios”, anunciou a coordenadora estadual de imunização, Vânia Vanden Broucke. Segundo a Sesab, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, as últimas remessas recebidas estavam sendo liberadas por completo para aplicação da primeira dose.

Doses recebidas pela Bahia:

  • 01/abr: 606900
  • 26/mar: 347000
  • 20/mar: 441200
  • 17/mar: 308600
  • 09/mar: 178600
  • 03/mar: 165600
  • 24/fev: 208700
  • 06/fev: 186200
  • 25/jan: 54600
  • 24/jan: 119500
  • 19/jan: 376600

Situação da vacinação
Na Bahia, além do público contemplado nas duas primeiras fases do plano de vacinação, também já estão autorizados a se vacinar pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise e profissionais das forças de segurança e salvamento. Esses últimos incluem policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais que estão na ativa e têm mais de 50 anos de idade.

De acordo com a Sesab, a previsão é que com a chegada das vacinas Sputnik V a partir de abril, ainda sem data definida, os profissionais da educação comecem a ser vacinados. Estão previstas 9,7 milhões de doses para a Bahia entre abril e julho.

Salvador
Em Salvador, o estoque de vacinas não duraria mais muito tempo. Nesta quinta, as doses acabaram em diversos postos da capital, como o 5ª Centro de Saúde, a Arena Fonte Nova e a USF Cajazeiras X. Mesmo com a chegada de novos imunizantes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação nesta sexta-feira (02) estará suspensa. A imunização contra o coronavírus será retomada no sábado (3) e no domingo (4), sendo somente a primeira dose para idosos e a segunda dose para idosos e trabalhadores da saúde. Todas as demais categorias de primeira dose estão suspensas. 

Com o baixo estoque, nem todos que foram até os pontos de vacinação ontem saíram de lá vacinados. O marido da aposentada Irene Serra, de 63 anos, chegou atrasado. “Ele tem 64 anos e ia se vacinar nesta quinta, mas as doses acabaram. Ele foi de manhã no posto de Cajazeiras X, mas não tinha mais. Aí, agora, só no sábado”, disse ela. Irene aguarda também a sua vez de receber o imunizante. “Eu estou aqui ansiosa para poder me vacinar logo. Eu sou diabética e hipertensa, então a expectativa é grande, fico contando os dias. Dos 11 irmãos, só quem falta ser imunizada sou eu”, completou.

A também aposentada Marli Alves, de 64 anos, foi cedo para a fila da vacinação e conseguiu receber a primeira dose. “Eu cheguei na fila para o Centro de Convenções por volta de 7h30. Eu estava muito ansiosa para me vacinar. Minhas irmãs são mais velhas e já tinham sido imunizadas e minha filha também, porque ela é profissional de saúde. Então eu estava doida para que chegasse logo a minha vez. Me aposentei em fevereiro de 2020 e ainda não consegui ainda aproveitar por causa desse vírus”, contou. 
 
A aposentada Evandir Andrade, de 64 anos, também recebeu nesta quinta a primeira dose da vacina, mas a comemoração não pode ser completa. “Hoje, foi um dia de alegria e de tristeza ao mesmo tempo. Me emocionei muito de ter tomado a primeira dose porque estava na esperança da vacinação para poder abraçar meus filhos, mas estou lamentando porque minha irmã (61 anos), que deveria ser a próxima da família a se vacinar, foi intubada hoje na UTI na luta contra essa doença cruel”, desabafou. 
 
Na capital, os policiais militares com idade igual ou superior a 50 anos começaram a se vacinar nesta quarta-feira (31). A cidade está protegendo, por enquanto, idosos com idade igual ou superior a 64 anos, além dos trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise. A Prefeitura de Salvador já imunizou com a primeira dose mais de 370 mil pessoas, o que corresponde a mais de 64% do público eletivo estimado para as quatro fases da Campanha de Vacinação contra a covid-19 no município. Dessas, cerca de 80 mil receberam também a segunda dose. Informações do Correio.