Major Denice deixa Ronda Maria da Penha e deve se lançar candidata a prefeita de Salvador

Foto: Reprodução

A comandante da Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, deixou o cargo. A exoneração, assinada pelo governador Rui Costa (PT), foi publicada nesta terça-feira (10/3) no Diário Oficial da Bahia. No meio político, especula-se que a oficial pode concorrer à Prefeitura de Salvador com apoio do próprio gestor estadual. Apesar disso, a policial não comentou oficialmente sobre o assunto. 

A despedida de Denice, que dá lugar para a também major Flávia Barreto Adorno, aconteceu na segunda-feira (9/3) durante uma solenidade no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. O encontro marcou também os cinco anos da unidade especializada, que foi criada para atender mulheres vítimas de violência e já tem uma base em Salvador e núcleos em outros 15 municípios.

Durante o encontro, o governador anunciou que a Ronda Maria da Penha, que já atendeu mais de 6,6 mil mulheres e prendeu 217 pessoas, chegará às cidades de Teixeira de Freitas, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Catu e Entre Rios. “A Ronda será ampliada, mas fica sempre o desejo que ela se torne desnecessária o mais rápido possível”, acrescentou. 

Denice se pronunciou nas redes sociais. “Estar a frente da Ronda Maria da Penha salvou a minha vida, e me fez entender que a única forma de viver e ser é podendo fazer outras pessoas também viverem e serem plenas em seus direitos, em suas especificidades, em seu respeito”. Informações do Aratu on.