Mano Menezes avalia possível volta de torcida aos jogos: “Não cabe aos clubes tomar a decisão”

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Nesta semana, a discussão sobre a possibilidade de retorno de torcidas aos estádios em partidas de futebol tomou conta das rodas de conversa em todo o país, depois que o Ministério da Saúde aprovou um estudo que propõe retorno de até 30% da torcida. Na Bahia, não foi diferente.

Depois que o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador do estado, Rui Costa, se manifestaram contrariamente à presença de público nos estádios, atletas e treinadores passaram a ser questionados a respeito. E quem comentou o assunto nesta quinta-feira foi o técnico do Bahia, Mano Menezes.

– Nós, que somos do futebol, que vivemos no meio do futebol, sentimos muita falta do torcedor. O jogo fica muito diferente, para quem joga, o ambiente do jogo, sem o torcedor. Falta uma parte, talvez a parte mais importante do futebol. Certamente a parte mais importante do futebol. Torcedor é para quem nós nos preparamos, é por quem jogamos, é por quem buscamos os resultados positivos. Ele é a razão de existir do trabalho todo que fazemos – avaliou.

Mano Menezes, técnico do Bahia — Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
Mano Menezes, técnico do Bahia — Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Ainda assim, Mano ponderou que a decisão de ter torcida em estádios não deve ser tomada pelos clubes. Ele destacou a responsabilidade dos órgãos de saúde ligados às administrações municipais, estaduais e federais, e afirmou que todo o processo deve ser feito com segurança.

– Mas temos que fazer também com segurança, com responsabilidade. Não cabe aos clubes tomar essa decisão. Cabe às autoridades responsáveis pela saúde do país, dos municípios, estados. E eu penso que, tão logo seja possível e seguro para todos, e para as outras pessoas também, a gente vai voltar de forma escalonada, mas temos que esperar e dependemos das pessoas responsáveis por isso – ponderou.

A polêmica em torno do assunto aumentou no decorrer da semana, depois que 16 jogadores do Flamengo testaram positivo para Covid-19. O clube carioca, inclusive, pediu à CBF adiamento da partida contra o Palmeiras, marcada para este fim de semana, pelo Brasileirão.

O Bahia volta a campo neste sábado, quando enfrenta o Athletico-PR na Arena da Baixada, em partida que terá portões fechados, como tem sido desde a retomada do calendário do futebol brasileiro, durante a pandemia do coronavírus. Informações do Globo Esporte.