Marinha da Indonésia confirma que achou destroços de submarino desaparecido

A Marinha da Indonésia informou, neste sábado, 24, ter encontrado destroços do submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo., desparecido desde a última terça-feira, 21. De acordo com a agência Associated Press, o fato indica que s submarino está afundado e não há chance de encontrar sobreviventes.

“Com base nos elementos que encontramos e que vêm do ‘KRI Nanggala’, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘afundado’”, declarou Yudo Margono, porta-voz da Marinha, em uma entrevista coletiva.

Além dos destroços, foi encontrada uma mancha de óleo na área onde o submarino naufragou, o que indica que o tanque se rompeu por provável problema técnico no aparelho.

De acordo com a Marinha, o submarino pode ter afundado a cerca de 700 metros, uma profundidade maior do que ele pode suportar.

O submarino KRI Nanggala-402 perdeu contato com a Marinha indonésia na quarta-feira, 21, enquanto realizava exercícios militares ao norte da ilha de Bali. O desaparecimento ocorreu após o submarino receber autorização para submergir. Desde então, deixou de responder aos sinais.

O submarino KRI Nanggala-402 pesa 1.395 toneladas e foi construído na Alemanha em 1977. Ele foi incorporado à frota indonésia em 1981 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul que foi concluída em 2012. Informações do Portal A Tarde.