A Marinha divulgou um alerta de mau tempo na Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, por causa de efeitos da tempestade subtropical Mani.
A previsão é que mantenha os ventos se mantenham em 30 e 40 nós (55 a 74 km/h) com rajadas de até 47 nós (87 km/h), em alto-mar, entre os estados do Rio, ao norte de Arraial do Cabo, do Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Belmonte, até a manhã desta terça-feira (27).
Segundo a Marinha, os ventos associados ao ciclone poderão provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, com alturas de até 5 metros, até a manhã desta terça, e também há possibilidade de ressaca.
Ciclone subtropical
Segundo a Marinha, na noite do dia 25 de outubro, o ciclone subtropical foi classificado como “tempestade subtropical” e nomeado como “Mani”, ao serem constatados, por meio de estimativas de satélite, ventos à superfície de 35 nós (65 km/h).
Ainda conforme a Marinha, as previsões apontam que a tempestade subtropical, nesta terça, será absorvida por um sistema frontal, enfraquecerá e perderá suas características subtropicais.
O nome “Mani”, que se refere a uma deusa indígena na língua Tupi Guarani, foi utilizado pois consta na relação de nomes anexa às Normas da Autoridade Marítima para Meteorologia Marítima para nominar os ciclones tropicais e subtropicais significativos que venham a se desenvolver sobre a área marítima de responsabilidade do Brasil.
A Marinha reforçou que mantém todos os avisos de mau tempo em vigor na internet, e que as informações meteorológicas também podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet para o sistema Android, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).
A Marinha ainda alerta que os navegantes consultem essas informações antes de atividades no mar, como pesca, esporte e recreio.
Tempo virou em Salvador
O tempo mudou em Salvador desde a segunda-feira (26). Nesta terça (27), a capital baiana já amanheceu com chuva e algumas ocorrências de trovoada.
A previsão é que o tempo na cidade permaneça instável nos próximos dias, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Essa cenário, conforme o órgão, deve se estender ao longo da semana, com leve melhora a partir de sexta-feira (30), quando o céu terá muitas nuvens, mas sem registro de chuva.
Assim como nesta segunda-feira (26), onde houve registro de chuva e tempo nublado, a terça-feira (27) será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. As temperaturas devem variar entre 25º C e 31º C.
Na quarta-feira (28), o tempo esfriará um pouco mais. Isso porque a máxima será de 28º C. A mínima chega a 24º C.
Nesse dia, a previsão aponta também a formação de muitas nuvens com chuva isolada.
Já na quinta-feira (29), as temperaturas devem variar entre 24º C e 27º C. A previsão também é de céu com nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia.
Ciclone subtropical
A mudança no tempo não é só na capital baiana. As ruas das cidades de Uruçuca e Coaraci, no sul da Bahia, ficaram alagadas na manhã desta segunda após uma chuva forte atingir a região.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mau tempo na região sul da Bahia é influenciado por um ciclone subtropical que se formou no Espírito Santo. Além de Uruçuca e Coaraci, foram registradas chuvas em cidades como Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Na região de Abrolhos, houve rajadas de ventos de 103 km/h, mas sem registros de destruição. Em Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, não houve alagamentos.
Já em Uruçuca, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, em aproximadamente 2h, o registro foi de 90 mm de chuva, chegando próximo aos 120 mm, que é a média de todo o mês. A secretaria destacou que o volume muito grande de chuva causou o acúmulo de água e pontos de alagamento no município.
Em Coaraci, uma das ruas da cidade estava semelhante a um rio, devido a quantidade de água escorrendo pelo asfalto. Informações iniciais da prefeitura são de que choveu 62 mm, mas não foi informado o quanto é esperado para o mês de outubro.
Além da chuva, uma árvore caiu na BA-262, entre Ilhéus a Uruçuca. Agentes da Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros estiveram no local. Um sentido da rodovia ficou bloqueado pelos galhos, mas a pista já está liberada e ninguém ficou ferido.
Mau tempo
Cidades do sul da Bahia devem enfrentar o mau tempo durante toda a semana. De acordo com o Inmet, nesta segunda, a previsão é de tempo nublado em Uruçuca, com chance de chuva a qualquer hora. A temperatura mínima é 23ºC e a máxima 31ºC.
Em Coaraci, a temperatura varia entre 22ºC e 29ºC. Nas outras cidades, a previsão é a seguinte: Porto Seguro 21º (mínima) e 30º (máxima) ; Itabuna 23º (mínima) e 30º(máxima); Ilhéus 23º (mínima) e 31º(máxima); Santa Cruz Cabrália 21º(mínima) e 29º(máxima). Informações do G1.