MEC anuncia oferta de internet para mais 24,5 mil escolas

Foto: Arquivo Agência Brasil

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (04/11/2019) a expansão do acesso à internet banda larga em 24,5 mil escolas públicas urbanas em todas as regiões do Brasil. Com o investimento de R$ 82,6 milhões, o programa Educação Conectada vai alcançar 11,6 milhões de estudantes em 4.545 municípios e no Distrito Federal.

Segundo o ministro da pasta, Abraham Weintraub, com o novo recurso, 56% das escolas urbanas passam a receber internet banda larga de “alta velocidade”. No total, 47.766 escolas são beneficiadas pelo projeto.

“Nosso intuito é conectar todas as escolas do Brasil à internet. Não pode haver escola sem internet”, declarou.

Os recursos, segundo o ministro, serão liberados ainda nesta segunda-feira. A expectativa é que a aplicação do programa seja feita até o ano que vem. O MEC, no entanto, não divulgou um calendário.

Para receber a conexão de internet, as escolas precisam, por exemplo, ter o número de matrícula maior que 14 alunos; no mínimo três computadores para uso pelos alunos; no mínimo um computador para uso administrativo; e ao menos uma sala de aula em funcionamento.

De acordo com o MEC, por região, a distribuição dos recursos às escolas será feita da seguinte forma:

  • Sul: 4226 escolas
  • Sudeste: 9706 escolas
  • Norte: 1717 escolas
  • Nordeste: 6967 escolas
  • Centro-oeste: 1846 escolas

Segundo Weintraub, a região Norte possui o menor número de escolas beneficiadas por ter menos instituições públicas urbanas.

Manutenção
O MEC ainda vai liberar outros R$ 32 milhões destinados à manutenção do programa em 9,9 mil escolas beneficiadas em 2018. Informações do Metrópoles.

Comentários no Facebook