Mesmo com tempo chuvoso grande público prestigia 1º dia do Camaforró 2023

Começou nesta quarta-feira (21/6), a 23ª edição da tradicional festa junina camaçariense: o Camaforró 2023. E na primeira noite da festa, a típica musicalidade nordestina predominou no palco principal do Espaço Camaçari 2000, com apresentações da cantora paraibana, Lucy Alves; do cantor João Almeida; da sergipana Klessinha, e demais atrações, que animaram os milhares de forrozeiros, que esperavam ansiosos pelo retorno das festividades. E nem a chuva impediu os amantes do forró de aproveitarem a maior festa popular da cidade.

A abertura oficial do evento ficou com a brilhante apresentação da Orquestra Caraípa, que contou com a participação especial dos cantores, Alan Rosa e Nadja Meirelles. Regida pelo maestro Saullo Guilhermo, o Concerto Sinfonias Nordestinas, incluiu um repertório de 12 músicas temáticas, a exemplo de Asa Branca e Vida de Viajante, de Luiz Gonzaga, até autores contemporâneos, como Targino Gondim, com Esperando na Janela. “Trazer a música nordestina, como baião, xote, xaxado e maracatu, ao mundo dos instrumentos de orquestra, é a mescla mais perfeita que possa existir. Nesta apresentação inédita no Camaforró, mostramos ao público, que uma orquestra sinfônica é muito capaz de tocar músicas populares. Em sua essência, é tocar Brasil”, pontuou o regente.

“Maravilhoso”, foi assim que a médica veterinária Cláudia Fabrício, moradora do bairro Jardim Limoeiro, descreveu o grande momento promovido pelos 50 músicos da Orquestra Caraípa. Encantada com a presença da arte clássica, em um espaço onde predominam a cultura e tradição de origem popular, ela elogiou dizendo, “a cultura nordestina está em todas as partes, e este momento, é mais do que ideal para apresentar uma proposta inovadora, como esta. Nossa cultura é muito ampla, e a gente tem que aproveitar isto. Dá pra misturar, e sai uma coisa gostosa, algo bonito. Tudo a ver com nosso povo, tão diversificado”.

Com o objetivo de manter viva a tradição junina da festa típica, o cantor e compositor João Almeida, segunda atração da noite, cumpriu o que prometeu: “a gente trouxe muita música bacana, que não pode faltar nos arraiais. Nosso repertório está bem eclético, e homenageia grandes nomes, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Elba Ramalho e muito mais”. Se apresentando pela primeira vez no Camaforró, o artista comentou que realizou um grande sonho, e ressaltou que “fiquei muito feliz, quando recebi o convite. Há muito tempo que a gente esperava participar, pois, sem sombra de dúvidas, Camaçari tem um dos melhores eventos de São João da Bahia”.

Popular nas redes sociais, com mais de 526 mil seguidores no Instagram, a cantora Klessinha, apelidada de “Baronesa”, comentou que “já tem um ano que me apresentei aqui, e voltando hoje, é um grande prazer para mim. As expectativas são sempre as melhores possíveis. Estou muito feliz de ter participado da grade”. Explicando os critérios que usou para selecionar as mais de 30 músicas do show, a artista destacou, “sempre escolhemos com muito carinho e amor, então, trouxemos aquelas músicas que marcaram história, e a gente sempre que ouve, lembra de uma época boa que passou; e também apresentamos músicas mais atuais”.

Fã de Klessinha, a estudante Evely Sayuri de Jesus, 19 anos, moradora do bairro Nova Vitória, disse que não perderia o show da sua artista preferida por nada no mundo. “Já acompanho ela há mais de um ano. Estive em outros eventos que ela participou aqui e em Salvador, e ainda irei em outras apresentações este ano”, comentou a tiete da Baronesa, destacando a “humildade, carisma e personalidade” da artista, como o que mais lhe chama atenção. “Ela reconhece todos os fãs, e demonstra carinho especial por cada um deles”, pontuou.

Com um currículo plural no meio artístico, a atriz, cantora, compositora e multi-instrumentista, Lucy Alves, foi uma das atrações mais esperadas da noite. Apresentando um show de uma hora e meia, a artista levantou o público na arena da festa. Comentando sobre sua participação na grade das atrações, destacou “é a minha primeira vez aqui em Camaçari, e estou superanimada com tudo. Minha banda também está superentusiasmada. Trouxemos muito forró, porque gostamos de ver o pessoal dançando muito, até extravasar. Nosso show foi super pra cima”. Com várias apresentações agendadas para diversos municípios baianos, a cantora paraibana comemorou, “Bahia sempre é garantia de shows muito bons, porque este povo gosta de festa”.

Fechando com chave de ouro a grade da primeira noite do Camaforró 2023, Toque 10 trouxe várias músicas novas. Classificando as festividades camaçarienses como “evento grandioso”, Milsinho, vocalista da banda, pontuou, “esta festa sempre foi uma praça onde quis me apresentar, e para agradecer pelo convite, trouxe um repertório com nossa cara, do jeito que o povo daqui gosta. Hoje teve arrocha e muita sofrência, para abalar esses coraçõezinhos apaixonados”. Grato pela oportunidade de subir no palco principal da arena, o cantor finalizou dizendo, “agradeço, primeiro a Deus, e depois aos meus fãs que vivem nesta cidade. A Fábrica pousou aqui pra vocês”.

Para a segunda noite da festa, a Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria do Governo (Segov), preparou mais uma programação repleta de grandes artistas, que se apresentarão no Palco Principal e Caramanchão:


22/6 – (Quinta-feira)

PALCO PRINCIPAL
19h – Gigantes da Seresta
20h30 – Filé de Camarão
22h – Colher de Pau
0h – Bonde do Forró
2h – Thiago Aquino

CARAMANCHÃO MIGUELÃO DO FORRÓ
19h – Forró no Grau
20h30 – Tempero de Xó
22h – Robson Ciolle
0h – Júlio Vidal

Fonte: Diretoria de Comunicação – Prefeitura de Camaçari