Ministério cria plano para ampliar acesso a crédito a agropecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou o plano AgroNordeste para ampliar o acesso a crédito para produtores agropecuários do Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. 

Segundo a portaria publicada nesta terça-feira (21), o AgroNordeste vai apoiar a organização das cadeias agropecuárias das regiões descritas e ampliar e diversificar dos canais de comercialização, atuando com pertinência social, ambiental e econômica e buscando aumentar a eficiência produtiva e o benefício social.

Dentre os objetivos do plano estão:

• integrar as ações empreendidas pelo ministério e suas unidades vinculadas de forma a promover complementaridades e sinergias;

• atuar com ferramentas de inteligência estratégica e territorial;

• identificar os desafios que comprometem a competitividade das cadeias agropecuárias de relevância ou com potencial de desenvolvimento e encaminhar as soluções pertinentes que sejam de domínio do Ministério;

• apoiar a melhoria dos sistemas produtivos, do beneficiamento e do processamento de produtos agropecuários;

• apoiar a ampliação do acesso dos produtores agropecuários da região aos mercados, assim como a sua diversificação; e

• apoiar a ampliação do acesso dos produtores a crédito, assistência técnica e tecnologias, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos com maior valor agregado e estratégias de convivência com a seca. Informações do R7.

Comentários no Facebook