Ministério da Saúde está com estoque de equipamentos de proteção individual zerado

O Ministério da Saúde está com estoque zerado de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde. De acordo com O Globo, a pasta distribuiu 40 milhões de itens a estados e municípios e tenta comprar cerca 720 milhões de produtos, sendo 200 milhões de máscaras.

Segundo a publicação, fornecedores chineses da parte da encomenda alegaram não poder entregar conforme combinado por causa da alta demanda em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Na última quarta-feira (1º), o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que uma compra robusta dos Estados Unidos fez com que alguns contratos brasileiros “caíssem”.

Diante do problema, o Ministério da Saúde recorreu aos outros selecionados e espera receber do quinto fornecedor. Porém, o ministro destacou o receio de que a empresa não faça a entrega, como vem ocorrendo.

O ministro, que apontou o abastecimento momentâneo das secretarias locais de saúde, fez um apelo a gestores estaduais e municipais que também façam suas compras de equipamentos de proteção individual. Via Bahia Notícias.

Comentários no Facebook