Ministério Público Estadual recebe representação do Bahia após ataque a ônibus

Ônibus do Bahia é periciado pela polícia técnica — Foto: Giana Mattiazzi / TV Bahia

O Bahia acionou o Ministério Público Estadual, depois que o ônibus do clube foi alvo de um ataque com artefatos explosivos. Por meio de nota, o MPE confirmou que recebeu uma representação do Tricolor e vai acompanhar as investigações policiais sobre o caso.

– A representação será distribuída a um promotor de Justiça, com o objetivo de acompanhar as investigações policiais em andamento e para adoção de eventuais medidas legais que se façam necessárias – diz o texto.

O atentado ocorreu na última quinta-feira, quando o veículo tricolor foi atingido por artefatos explosivos na chegada à Arena Fonte Nova para o jogo contra o Sampaio Corrêa. O goleiro Danilo Fernandes foi ferido no rosto e levado a um hospital de Salvador.

Após análise de imagens de câmeras de segurança da região, foram identificados e apreendidos dois veículos envolvidos no ataque, um deles pertencente ao presidente da torcida organizada Bamor, Half Silva. Apontado como suspeito, ele prestou depoimento na 6ª delegacia de Brotas e negou participação no ataque.

Half Silva, presidente da Bamor, presta depoimento após ataque a ônibus do Bahia — Foto: Dalton Soares/TV Bahia
Half Silva, presidente da Bamor, presta depoimento após ataque a ônibus do Bahia — Foto: Dalton Soares/TV Bahia

Na noite de sexta-feira, mais dois suspeitos depuseram à polícia e passaram a noite detidos. Um deles foi identificado como o dono do outro carro utilizado durante o crime. Em depoimento, ele disse que emprestou o veículo a um amigo e que não estava na rua durante o ataque.

A delegada que investiga o caso, Francineide Moura, ouviu até agora sete pessoas. A autoria do lançamento do artefato explosivo ainda não foi definida.

Um dos carros envolvidos no ataque ao ônibus do Bahia pertence ao presidente da Bamor — Foto: Dalton Soares/TV Bahia
Um dos carros envolvidos no ataque ao ônibus do Bahia pertence ao presidente da Bamor — Foto: Dalton Soares/TV Bahia

O ataque

De acordo com o tenente-coronel Elbert Vinhático, do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), dois veículos emboscaram o ônibus com os jogadores do Bahia na Avenida Bonocô na noite de quinta-feira. Os suspeitos arremessaram artefatos explosivos e rojões na direção do veículo.

– É um procedimento padrão fazer essa escolta dos atletas. Sempre da saída do hotel até o estádio. Bem como o retorno. O fato ocorreu um pouco antes da Estação Brotas. As pessoas estavam do lado contrário à via. Permaneceram ali até a passagem do ônibus. Arremessaram artefatos explosivos e rojões na direção do ônibus – contou.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Elbert Vinhático, não foi possível perseguir os suspeitos no momento porque a equipe priorizou acompanhar o ônibus do Bahia para garantir a segurança dos jogadores em caso de um novo ataque.

– No momento não foi possível perseguir porque poderia acontecer um novo ataque. Acompanhamos o ônibus até a Arena Fonte Nova, depois voltamos para fazer buscas. Não poderíamos deixar de acompanhar o ônibus para tentar identificar as pessoas – explicou.

Feridos

O goleiro Danilo Fernandes foi atingido no rosto, perto do olho, e levado por uma ambulância a um hospital. Ele passou a noite no local, e recebeu alta por volta das 19h de sexta-feira. O jogador recebeu 20 pontos entre orelha, rosto e perna em função dos múltiplos ferimentos no corpo.

Danilo Fernandes sofre cortes no rosto em ataque a ônibus do Bahia — Foto: Arquivo pessoal
Danilo Fernandes sofre cortes no rosto em ataque a ônibus do Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Além de Danilo, o lateral-esquerdo Matheus Bahia também ficou ferido e não participou do jogo contra o Sampaio Corrêa.

– Matheus também foi atingido por estilhaços, pedaços de vidro pegaram no tórax e membro superior. E poucas coisas da face. Mas, por apresentar uma irritação ocular, a gente achou por bem, junto com a comissão, afastá-lo do jogo – explicou o médico do Bahia, Rafael Garcia.

Fonte: Globo Esporte Bahia