Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs): homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, diminuíram cerca de 7,8% no mês de julho, na Bahia, comparando com o mesmo período do ano passado. A informação é da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi a que apresentou maior queda, com um número de 30,6%. Foram 43 casos este ano e 62 em 2019. No interior, as mortes recuaram 5%. Nos 403 municípios do interior do estado aconteceram 246 mortes violentas, em 2020, contra 259, no mês de julho de 2019.
Salvador, no entanto, registrou um aumento de 1,3%, com uma morte a mais do que no ano passado (76 contra 75).
No sétimo mês de 2020 aconteceram 365 mortes, enquanto no mesmo período do ano passado a polícia computou 396 óbitos. O tráfico de drogas aparece relacionado à 80% das mortes.
“Importante, além das ações policiais, discutirmos a questão do consumo. Quem usa droga financia as armas usadas pelos traficantes contra seus rivais e usuários com dívidas”, afirma, em nota, o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro.
A polícia civil, por meio do diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Bezerra, destacou o trabalho realizado no município de Camaçari, através da 4ª DH. “Foram 12 casos, em julho, contra 22 no mesmo período do ano passado. É um trabalho incessante”, contou. Via Portal A Tarde.