O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ofereceu denúncia contra Carlos Samuel Freitas Costa Filho, flagrado em vídeo agredindo a então namorada com diversos socos no rosto, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. A informação foi confirmada ao G1 pelo MP-BA nesta quinta-feira (5).
O crime aconteceu no dia 20 de junho, mas o vídeo que mostra as agressões começou a circular nas redes sociais em outubro. As imagens mostram Carlos Samuel atacando a vítima brutalmente com ao menos nove socos no rosto. Mesmo sabendo que estava sendo filmado, o agressor não se intimidou.
Por meio de nota, o MP-BA informou que a denúncia foi oferecida à Justiça pelos crimes de ameaça e lesão no contexto de violência doméstica. Além disso, o documento também consta denúncia por vias de fato, que é uma contravenção penal.
O MP-BA detalhou que Carlos Samuel Freitas Costa Filho foi denunciado por várias ocasiões, não somente a que foi registrada e viralizou na internet. O inquérito do caso foi concluído pela polícia no último dia 29 de outubro.
A mulher agredida relatou à polícia que ficou com dificuldades na visão após as agressões. Ela passou por exames, mas a polícia não divulgou os resultados. Ela está sob acompanhamento psicológico.
No inquérito da polícia constam dois depoimentos essenciais. Uma das testemunhas da agressão, que é a pessoa que registrou em vídeo, está sob proteção da polícia porque foi ameaçada após ter feito as imagens. Outra testemunha é uma ex-vizinha do casal, que também prestou depoimento.
Carlos Samuel Freitas Costa Filho segue detido no Presídio Ariston Cardoso, que fica em Ilhéus. Ele teve prisão preventiva decretada no dia 16 de outubro e chegou a ficar foragido por cerca de cinco dias, mas se entregou à polícia na noite do dia 21 deste mês.
Agressão filmada
As imagens gravadas por uma moradora mostram Carlos e a vítima perto de um carro, na frente de uma casa.
No vídeo, a vítima insinuou que o suspeito já teria a agredido antes, e que ela estaria com a boca machucada. Ela pediu várias vezes para que o homem deixasse o local.
“Me solte e vá embora. Você se acha que, porque você é amigo de polícia… Eu vou dar queixa de você. Aqui, minha boca está do jeito que está”, disse a mulher.
Ainda no vídeo, é possível ver que o homem fala com a mulher que estava gravando a agressão. Carlos Samuel deu a entender que a pessoa que filmava tinha dito que um homem ia descer da casa para contê-lo e grita: “Cadê o homem que você disse que vai descer? Cadê ele? Manda ele descer que eu quero ver”, disse o suspeito.
Ainda no vídeo é possível ver que a vítima pede que a testemunha não se aproxime. “Desça não, moço, ele não tem nada. É um ‘Zé Ruela’, não tem nada”, disse a mulher, que faz menção que Carlos não está armado.
Logo depois, a mulher volta a pedir que o agressor vá embora, mas não foi atendida. Ele, então, a agride com uma sequência de nove murros no rosto.
“Acabou. Desencosta de mim, pegue sua moto e vá embora. Vá embora, eu vou dar queixa de você”, pediu a vítima antes de ser agredida.
Denunciado pela mãe
Segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Ilhéus, Carlos Samuel Freitas tem um longo histórico de agressão a ex-namoradas e mulheres da própria família.
Segundo a Deam, ele tem um longo histórico de agressão a ex-namoradas e mulheres da própria família, resultando em ao menos 11 boletins de ocorrência.
Carlos Samuel também já foi denunciado à polícia por extorquir e ameaçar de morte a própria mãe. Na delegacia consta que a mãe dele registrou a queixa em 2017.
Em uma das queixas, registrada em 2015, a informação é que ele agrediu e manteve uma companheira da época em cárcere privado. Carlos Samuel só foi condenado por violência doméstica uma vez, por um crime denunciado em 2016. Informações do G1.