Mulher procurada por extorsão é capturada com a ajuda do reconhecimento facial

Divulgação SSP-BA

Com 95% de similaridade, o sistema de Reconhecimento Facial alarmou quando Eneyla Santos de Jesus, 43 anos, passou próximo a uma das dezenas de câmeras com a tecnologia espalhadas em Salvador. Com mandado de prisão expedido pela 9ª Vara Criminal de Salvador, ela era procurada pelo crime de extorsão mediante sequestro, desde outubro de 2018.

Essa é a 97ª captura realizada com o auxílio do sistema. Ela e outras pessoas foram processadas no ano de 2008 pelo crime, mas só em 2018 teve a condenação definida e desde então estava foragida.

Lançado em dezembro de 2018, a tecnologia já ajudou a retirar das ruas 15 homicidas, 19 traficantes, 22 assaltantes, além de estupradores, agressores e outros foragidos da Justiça. Ela é a 10ª mulher capturada.

Com mais de 60 mil rostos de procurados cadastrados, a tecnologia gera alertas quando encontra similaridade entre a pessoa na rua e alguém cadastrado no banco de dados. Gerado o alerta, as equipes são avisadas para averiguação de documentos e confirmação do mandado de prisão.

Fonte: Ascom | SSP-BA

Comentários no Facebook