Museu Camassary completa 2 anos e população comemora equipamento na cidade 

Com o objetivo de resgatar a memória, democratizar o acesso e, sobretudo, divulgar a história, o patrimônio cultural, a pluralidade étnica e cultural de Camaçari, foi inaugurado em 23 de setembro de 2022 o Museu de Camassary. E nesta segunda-feira (23/9), data de aniversário de 2 anos de fundação, visitantes celebram a existência do equipamento público, por onde já passaram mais de 3.700 pessoas, além de milhares de estudantes.

Administrado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), o Museu de Camassary se originou no prédio da antiga Estação de Trem, situada no Centro da cidade. Dispondo de área com, aproximadamente, 93 metros quadrados (m²), o espaço promove a busca das identidades individuais e coletivas e dissemina a história e a memória da cidade.

Responsável pelo trabalho educativo, junto aos visitantes, a bacharel em Museologia, Janaína Nascimento, explicou que o equipamento é inovador e tem grande importância, visto que é único que faz referência à história local. “Os visitantes que chegam aqui, tanto moradores do município quanto os turistas, têm a oportunidade de conhecer a cidade, desde a formação das sociedades indígenas, que habitavam o território, até a chegada do Polo Industrial de Camaçari, passando pela fundação da atual Vila de Abrantes, a instalação da linha do trem”, destacou.

Desde que foi fundado, o Museu Camassary atrai pessoas de diversas idades, mas o público estudantil é quem mais marca presença nas visitações, a exemplo de um grupo de estudantes da Escola Elshaday, instituição da rede particular de ensino do município. Por meio de recursos multimídia, imagens, plotagens e objetos históricos, a turma do Ensino Fundamental I teve a oportunidade de observar no acervo do museu os povos originários, e fatos da história da cidade.

A coordenadora pedagógica, Sirlene Brito, que acompanhou o grupo durante a visitação, falou emocionada sobre o momento. “Para mim, como moradora daqui, acho superespecial eles terem essa oportunidade, coisa que a minha geração não teve”, comentou. A profissional de educação completou dizendo que, “os mais velhos aprenderam muito ouvindo os pais e os avós, mas nossos pequenos estão vivenciando experiências muito importantes nesse ambiente, que é educativo, histórico, cultural, e de todo o povo de Camaçari”.

Considerado um espaço acolhedor, o Museu de Camassary conta com duas salas de exposições, a permanente e a temporária. Espaços estes muito apreciados pelo pedagogo Ruan Fernando Ferreira, 28 anos, morador do Centro da cidade. Ele, que sempre que pode participa de atividades no equipamento, afirmou que, “está aqui é experimentar o resgate histórico, através do qual podemos conhecer nosso passado e entendermos nosso presente. Que bom que nossa cidade tem um museu com essa qualidade, com acesso gratuito e todos podem visitar”.

O Museu de Camassary funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 15h. A visitação dura de 20 a 30 minutos. Desta forma, a entrada é permitida até 30 minutos antes da pausa para almoço, bem como encerramento do expediente, e devem seguir instruções e orientações de segurança, que incluem: a proibição da entrada com mochilas ou sacolas volumosas, como também o acesso ao local com alimentos e bebidas. Além disso, fotografias e filmagens só são permitidas sem a utilização do flash da câmera fotográfica, do celular ou de qualquer outro equipamento que possua forte luz.

Com relação às visitas de grupos, formados a partir de dez pessoas, é necessário realizar agendamento on-line prévio, com preenchimento de formulário obrigatório disponível aqui. O prazo para resposta à solicitação é de até 48h, considerando os dias úteis e horário administrativo, e o solicitante também precisa confirmar a visita dentro de um período de 24h antes da data escolhida. 

Foto: Jean Victor