O secretário-geral das Nações Unidas revelou tristeza e expressou condolências pela morte do presidente do Irã. Seyyed Ebrahim Raisi perdeu a vida na sequência de um acidente de helicóptero ocorrido neste domingo.
Em nota emitida pelo seu porta-voz, António Guterres menciona o líder iraniano, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, e seus colegas ao prestar solidariedade às famílias, ao governo e ao povo do Irã.
Fronteira com o Azerbaijão
De acordo com agências de notícias, o presidente Ebrahim Raisi morreu com outras sete pessoas que o acompanhavam após a queda do veículo em que viajavam perto da fronteira com o Azerbaijão, no extremo leste.
A presença do presidente na área do Azerbaijão Oriental estava relacionada com a inauguração das barragens hidrelétricas de Qiz Qalasi e Khoda Afarin. O ato contou com a presença do presidente azerbaijano Ilham Aliyev.
Depois do evento, ocorrido as 13h, no horário local, esperava-se que o presidente iraniano fosse inaugurar um projeto na refinaria de petróleo de Tabriz.
Entre os acompanhantes estavam o governador da província do Azerbaijão Oriental, líderes religiosos, um chefe da equipe de segurança, pilotos e um técnico, segundo os relatos das autoridades iranianas.
Fonte: ONU