Navegadores narram situações difíceis vividas no mar e chamam a atenção para os alertas de mau tempo

O alerta da possibilidade de formação de ciclone, emitido pela Marinha do Brasil para este sábado (23/03), traz à lembrança situações difíceis vividas por pescadores e pilotos da Bahia.

Nelson Xavier é proprietário de lancha e navega há mais de 25 anos. Ele fala dos riscos vividos por quem navega. “Eu já peguei temporal na Bahia de Todos os Santos e aqui você tem vários refúgios como as ilhas, mas no alto mar não tem para onde ir. Depende muito do conhecimento do piloto para salvar a tripulação”, disse.

Nelson Xavier é piloto há mais de 25 anos

A situação vivida pelo amigo, Roberto, do grupo Guarafish, também foi lembrada por Nelson. A história do piloto foi tema do Canal Discovery. Segundo Nelson, três rapazes foram mergulhar e o barco bote deles afundou. “O primeiro a fazer as buscas foi o Roberto, que fez de tudo para encontrar os mergulhadores. Quando chegou a noite, ele precisou se recolher e os caras passaram a noite toda no mar. Só foram achados por outros pescadores no outro dia, em Jauá, tudo por conta do mau tempo”.

Acostumado a percorrer grandes percursos de Jet Ski, o campeão de Rally Náutico Eduardo Ghirotti já encarou toda a costa da Bahia, entre outras façanhas. Ele também narrou algumas situações de risco vividas no mar. “Uma certa vez estávamos num grupo de dez Jet Skis, navegando de Salvador a Morro de São Paulo. Logo após passar Cacha Pregos, já com quase 60% da viagem concluída, entrou um vento muito forte com chuva e as ondas cresceram bastante, ficou tudo fechado, a gente não enxergava dez metros a nossa frente. Não sabíamos para que direção estávamos navegando e aí a gente teve que parar, pegar o GPS e seguir na rota certa. Alguns pilotos chegaram a cair das motos aquáticas por causa das fortes ondas”, descreveu.

Eduardo Ghirotti já percorreu grandes distâncias de Jet Ski e também é piloto de barcos

Alertas da Marinha

Os dois pilotos destacam a importância de os navegadores ficarem atentos aos alertas emitidos pelas autoridades marítimas. “O Alerta da Marinha é muito importante para a navegação, pois ela está aí para nos dá segurança. Nem sempre se concretiza, pois o tempo muda, mas quando se concretiza é muito perigoso, ainda mais quem pesca lá fora, em alto mar”, destacou o piloto Nelson Xavier.

Ghirotti, que também pilota barcos, lembra que o navegador deve estar sempre preparado emocionalmente e de equipamentos para superar situações adversas. “A gente sempre olha a previsão do tempo antes de sair, mas as vezes é imprevisível. O tempo vira sem a gente esperar. Por isso é muito importante ficar alerta a esses avisos e as condições climáticas”.

Por Fernando Santana

Confira o alerta de ciclone emitido pela Marinha para esse sábado

Comentários no Facebook