Netanyahu tem encontro inédito com príncipe saudita Mohammed bin Salman

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontrou com o príncipe saudita Mohammed bin Salman no domingo (22/11), em Neom, de acordo com a imprensa israelense. As autoridades sauditas negam que o encontro tenha acontecido.

Se confirmado o encontro, seria um novo marco da aproximação de Israel e as monarquias sunitas do Golfo Pérsico.

O ministro da Educação da Israel, Yoav Gallant, classificou o encontro entre eles como uma “conquista incrível” e parabenizou Netanyahu, enquanto falava para a Rádio do Exército de Israel.

Mohammed bin Salman em encontro com o presidente Jair Bolsonaro – Foto: José Dias/PR
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel Pool/Israeli Prime Ministry Press Office/Anadolu Agency/Getty Images

Netanyahu não comentou o encontro, que teria ocorrido após o fim da reunião da cúpula virtual do G-20, organizada pela Arábia Saudita no fim de semana.

“Eu vi relatos da imprensa sobre um suposto encontro entre Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro e autoridades israelenses durante a recente visita do secretário de Estado americano, Mike Pompeo. Essa reunião não ocorreu. Os únicos funcionários presentes eram americanos e sauditas”, escreveu o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Faisal bin Farhan al-Saud, em seu Twitter.

De acordo com a Rádio do Exército de Israel e a rádio pública israelense Kan, os líderes discutiram o Irã e a normalização das relações.

Comentários no Facebook