O Bahia venceu o Botafogo por 2 a 1, no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Everaldo e Rafael Ratão marcaram os gols da vitória do Bahia. Com o resultado, o Tricolor ocupa a segunda posição na tabela da competição, com 10 pontos, mesmo número do líder Athletico-PR, que tem vantagem no saldo de gols.
O Esquadrão volta a campo no próximo domingo (12), na Arena Fonte Nova, diante da Nação, contra o Red Bull Bragantino, às 18h30, pela sexta rodada do Brasileirão.
O jogo
A partida começou bastante disputada. O Bahia teve a maior posse de bola durante a etapa inicial e criou boas chances. Aos 38 minutos, Everaldo exigiu grande defesa do goleiro John em uma cabeçada, após cruzamento de Arias.
No final do primeiro tempo, Arias chutou dentro da área e a bola desviou na mão de Hugo. Após revisão do VAR, o árbitro Rafael Rodrigo Klein marcou pênalti para o Bahia. Everaldo bateu no ângulo esquerdo e abriu o marcador para o Esquadrão.
Esse foi o terceiro gol de Everaldo no Brasileiro 2024. Ele divide a artilharia da competição com Vargas, do Atlético-MG, e Luciano, do São Paulo.
No segundo tempo, a partida seguiu equilibrada. Aos 18 minutos, Jefinho empatou para o Botafogo. Apostando na velocidade, o Bahia criou oportunidades. Aos 41, De Pena encontrou Rafael Ratão livre em uma saída rápida. O camisa 21 entrou em velocidade, passou pelo goleiro e marcou o segundo do Esquadrão, dando números finais ao jogo. Essa foi o terceiro triunfo do Bahia na competição, o primeiro fora de casa.
O Tricolor jogou com Marcos Felipe, Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Rezende) e Cauly (Biel); Thaciano (Rafael Ratão) e Everaldo (Ademir).
Foto: Letícia Martins/EC Bahia