Nova concessão da BR-324 e BR-116 prevê aumento de pedágios na Bahia

Foto: Reprodução

A nova concessão das rodovias BR-324 e BR-116, denominada Rota 2 de Julho, prevê um aumento significativo no número de praças de pedágio e reajuste nas tarifas. O projeto, apresentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê R$ 24 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, abrangendo 663 quilômetros de rodovias.

Aumento nas tarifas e novas praças de pedágio

Atualmente, o trecho entre Salvador e Feira de Santana tem uma tarifa de pedágio de R$ 7, mas com a nova concessão, o valor pode ultrapassar R$ 20. Além disso, o número de praças de pedágio será dobrado, impactando diretamente os motoristas que utilizam essas rodovias para deslocamento diário.

O contrato de concessão com a ViaBahia, atual administradora das rodovias, será encerrado no dia 15 de maio, e até que uma nova empresa assuma a gestão, a administração ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Durante esse período, a cobrança de pedágio será suspensa temporariamente.

Investimentos e melhorias previstas

O projeto Rota 2 de Julho inclui a duplicação de 356 km de pistas, além da construção de faixas adicionais, viadutos, passarelas e vias laterais. A ANTT afirma que a nova concessão será regida por um contrato mais moderno e transparente, garantindo que os investimentos resultem em melhorias reais para os usuários das rodovias.

A proposta está sendo debatida em audiências públicas realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Brasília, onde a população pode apresentar sugestões e esclarecer dúvidas sobre o projeto.

Repercussão e expectativas

O aumento das tarifas e a ampliação das praças de pedágio geraram preocupações entre motoristas e transportadores, que temem um impacto significativo nos custos de deslocamento e transporte de mercadorias. A ANTT, por sua vez, defende que os investimentos trarão melhorias na infraestrutura e segurança das rodovias, justificando os reajustes.

A nova concessão está prevista para entrar em vigor em 2026, e a empresa escolhida poderá apresentar uma tarifa-teto menor para os pedágios. Até lá, o DNIT será responsável pela manutenção e conservação das rodovias, garantindo a trafegabilidade dos trechos afetados.