Nova pesquisa confirma vantagem de Elinaldo em Camaçari

Pesquisa divulgada na noite desta quarta-feira (18) pela TV Redord/Itapoan mostra que o atual prefeito de Camaçari e candidato a reeleição, Antonio Elinaldo (DEM), segue com vantagem sobre sua principal concorrente, a advogada Ivoneide Caetano (PT). 

De acordo com o levantamento feito pelo instituto Real Time Big Data, na espontânea, quando o entrevistado diz o nome de sua preferência sem qualquer indicação do entrevistador, Elinaldo  aparece  com 24%, uma diferenta de 14 pontos percentuais da candidata petista que é citada por 8% dos eleitores perguntados. Em 3º lugar a aparece o candidato do PP, Fábio Lima, com 1%. Outros candidatos somam 3%, enquanto  os  brancos e nulos  representam 18%. 

A  diferença  a favor do demista se confirma na  pesquisa estimulada, quando o  eleitor entrevistado recebe uma lista  com os nomes dos candidatos. Elinaldo aparece com 39%, enquanto Ivoneide é citada por 19%. Fábio Lima tem 6%  nesse quesito, enquanto os  votos brancos e nulos somam 24%.

Ivoneide Caetano só empata com o demista quando  o eleitor é perguntado  sobre rejeição. A petista apoiada pelo ex-prefeito do município e seu esposo, Luiz Caetano, é citada por 24% dos entrevistados como  a candidata que não votariam de jeito nenhum.  Com percentual próximo está o atual gestor de Camaçari, rejeitado por 21%. Diferença de 3 pontos percentuais mostra que os dois principais candidatos estão em empate técnico no quesito rejeição. Em 3º lugar aparece o  vereador Oziel Araújo (sem partido)  com 5%, mesmo percentual do ex-vereador Pedrinho de Pedrão (Avante). Com 3%  Antonio Carlos Soares (PDT) é o menos rejeitado.

A pesquisa também quis saber sobre  a gestão do prefeito Antonio Elinaldo.  De acordo com o levantamento, 51% aprovam o governo, enquanto  36% desaprovam a gestão. Outros 13% não souberam respobnder.

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob número BA-05770/2020, foi realizada entre os dias 16 e 17 de março e entrevistou 1.050 eleitores da sede, orla e zona rural de Camaçari. 

Fonte: Camaçari Agora