Novos permissionários do Mercado Municipal de Barra do Pojuca passam por qualificação profissional 

Com turma voltada aos permissionários do recém-inaugurado Mercado Municipal de Barra do Pojuca, teve início mais uma capacitação profissional por meio do Programa Qualifica Turismo. Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), trata-se do curso desenvolvendo agentes do turismo regional, que acontece mediante parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),  e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Iniciada na segunda-feira (19/8), as aulas, que têm duração de 30 horas, e são ministradas no Centro Educacional Barra do Pojuca, seguem até o dia 4 de setembro. Durante a qualificação os participantes irão aprender a planejar e organizar as atividades comerciais, a exemplo de como abordar e atender clientes, apresentar os produtos, fechar transações comerciais, gerar vendas adicionais, realizar pós-venda, entre outros assuntos relacionados. Nesta etapa, estão sendo beneficiados oito permissionários.

A titular da Setur, Lúcia Bichara, que esteve presente na aula de quarta (21), conversou com os alunos. “Faço questão de visitar as turmas dos cursos e falar do propósito da gestão municipal em oferecer esse tipo de iniciativa. Queremos que Camaçari se torne um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por isso, estamos preparando os profissionais, principalmente os que lidam com atendimento ao turista, para que estejam prontos para esse grande momento”, pontuou.



Na oportunidade, a secretária ainda destacou a importância da parceria do governo com o CAF e o Senac, afirmando que, “essas instituições acreditam na potencialidade do turismo de Camaçari e, juntos, trabalhamos cuidando das pessoas. O CAF, por exemplo, não está só envolvido nas obras que acontecem na cidade, mas onde tem gente comercializando, incentiva a qualificação”. Sobre a relação com o Senac, Bichara enfatizou que, “essa é uma entidade fortíssima, que oferece os melhores cursos, ministrados por profissionais gabaritados. Então, não poderia ficar de fora desse momento”.

Comemorando a oportunidade de participar de um curso de qualidade e poder melhorar o atendimento ao público em seu salão de beleza, a cabeleireira Cleonice Correia, 49 anos, afirmou que, “está valendo a pena dedicar três horas do meu dia para me especializar. A gente acha que sabe de tudo, mas aqui entendemos o quanto é importante estar sempre se atualizando”. Com relação aos rumos do seu estabelecimento no futuro, ela, que trabalha no mercado há mais de 10 anos, destacou que, “através do bom atendimento, quero conquistar a fidelidade do meu cliente, e isso é uma das coisas que estamos aprendendo”, finalizou.

Feliz por ingressar em uma formação totalmente gratuita, a artesã Elizângela Arruda, 42 anos, lembrou que sempre tentava se qualificar profissionalmente, mas nunca conseguia por causa das dificuldades financeiras. “Agora estou aqui e me sinto muito realizada”, pontuou a profissional, que produz peças artesanais com matéria-prima retirada da natureza, como palhas de bananeira, coqueiro, e milho. “Até o momento, uma das aulas que mais me chamou a atenção foi a que ensina sobre atendimento ao cliente. Aprendi como atender, apresentar meus produtos e oferecer minhas mercadorias. Está sendo ótimo”, completou a permissionária, que comercializa no mercado desde 2016.

Paralelo ao curso voltado à capacitação dos permissionários do mercado de Barra do Pojuca, também acontecem atividades formativas do curso de planejamento e administração de restaurantes e bares, em prol dos permissionários do Mercado Municipal de Monte Gordo com aulas ministradas na sede da Setur, no Guarajuba Shopping, situado na Alameda Monte das Dunas, Km 42 da Estrada do Coco (BA-099), em Guarajuba.

O Programa Qualifica Turismo foi lançado pelo Governo do Estado, em 2023, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Foto: Jean Victor