Obras de requalificação em Itacimirim avançam com novas frentes

Entre as principais ações em andamento nas obras de requalificação realizadas em Itacimirim, destaca-se a finalização do novo pórtico (portal) de entrada. Simultaneamente, estão sendo realizadas as obras ao longo da Lagoa das Virgens, com a ampliação dos passeios e estruturas para a ciclovia, que visa criar espaços mais seguros e acessíveis para pedestres.

Os avanços também se estendem desde a entrada da localidade até os acessos à foz, incluindo a ponte da Ilha do Meio, que estão recebendo atenção especial, com a estrutura sendo ampliada, pois ganhará ciclovia, novo guarda-corpo e deck para pedestres, além de melhorias na sinalização e no paisagismo. As mudanças visam não só aumentar a segurança dos que transitam pela área, mas também proporcionar uma experiência mais agradável e integrada ao ambiente natural, com a revitalização da paisagem.



Realizadas pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), as obras avançam com diferentes frentes de trabalho, que têm em vista, além de  melhorar a mobilidade e acessibilidade, transformar a localidade em um ambiente mais vibrante e acolhedor para moradores, turistas e visitantes, bem como estimular o turismo e o desenvolvimento socioeconômico, transformando a região em um polo de lazer, convivência e crescimento sustentável.

O projeto inclui, além de intervenções estruturais, a implantação de áreas de lazer, que impactam diretamente na qualidade de vida da população, trazendo progressos significativos, como drenagem, acessibilidade, iluminação em LED, paisagismo e sinalização, além de espaços dedicados a ciclistas, como ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.

Com um investimento superior a R$ 39 milhões, fruto de parceria entre a administração municipal e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, as ações fazem parte do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, que inclui o Projeto Caminhos do Mar, também em andamento nas localidades de Guarajuba e Barra do Jacuípe.

Foto: Josué Silva