OMS considera adicionar medicamentos contra a obesidade em sua lista de “medicamentos essenciais”

Foto: Pixabay

Medicamentos que combatem a obesidade estão sendo considerados pela primeira vez para a “lista de medicamentos essenciais” da Organização Mundial da Saúde, usada para orientar as decisões de compra do governo em países de baixa e média renda, disse a agência da ONU à Reuters.

Um painel de conselheiros da OMS analisará novos pedidos de medicamentos a serem incluídos no próximo mês, com uma lista atualizada de medicamentos essenciais prevista para setembro.

O pedido para considerar medicamentos para obesidade foi apresentado por três médicos e um pesquisador nos Estados Unidos. Ele cobre o ingrediente ativo liraglutido no medicamento para obesidade da Novo Nordisk, Saxenda, que sairá da patente em breve, permitindo versões genéricas mais baratas.

O painel pode rejeitar o pedido ou aguardar mais provas. Uma decisão da OMS de incluir Saxenda e eventuais genéricos na lista para adultos marcaria uma nova abordagem da obesidade global pela agência de saúde.

Também poderia abrir caminho para um tratamento mais novo e mais poderoso da Novo Nordisk, chamado Wegovy, a ser recomendado para países de baixa e média renda no futuro.

Fonte: Fox News