A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nesta segunda-feira, 13, quais critérios devem ser analisados pelos governantes antes da suspensão total do isolamento social como forma de combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Dentre os pontos essenciais estão a capacidade do sistema de saúde e o controle da transmissão dos casos importados e comunitários.
De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na terça-feira, 14, será publicado um estudo completo com as novas recomendações estratégicas. Sobre a interrupção da quarentena, o diretor do programa de emergências, Michael Ryan, afirmou que não se pode substituí-la por “nada”. Ele ressaltou que medidas como lavar as mãos frequentemente e manter o distanciamento social precisarão ser mantidas em um “futuro previsível” e que o uso de máscara deve ser incorporado a essas estratégias.
O mesmo alerta também foi feito pela líder técnica do programa de emergências da OMS, Maria van Kerkhove, que defendeu que a suspensão da quarentena não pode acontecer de uma vez só. Segundo ela, o que pode acontecer é do isolamento ser suspenso em áreas estratégicas, onde houverem menos incidentes,mas de forma lenta para que comunidade e sistema de saúde se adaptem.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE CRITÉRIOS
Segundo a OMS, antes de interromper a quarentena, é preciso observar se:
a transmissão da Covid-19 está controlada;
o sistema de saúde consegue detectar, testar, isolar e tratar os casos, além de traçar os contatos;
os riscos de surtos estão minimizados em instalações de saúde e casas de repouso;
as medidas preventivas estão sendo adotadas em locais essenciais para as pessoas;
os riscos de importação estão administrados;
as comunidades estão completamente educadas para atender a nova norma. Informações do Portal A Tarde.