A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na madrugada desta quarta-feira, o parecer da ouvidoria de arbitragem do jogo entre Flamengo e Bahia, disputado na semana passada, no Maracanã, e vencido pelo time carioca por 3 a 0. A diretoria do Tricolor questionou um pênalti marcado para o Rubro-Negro, e recebeu como resposta que “o reclamante tem razão”.
– As infrações de mão só ocorrem quando há efetivo contato da bola com a mão/braço de um jogador. Assim, ao analisar os lances da espécie, cabe ao VAR, antes de tudo, se certificar se houve o indispensável contato. Só a partir daí é possível considerar as circunstâncias do toque para definir se houve ou não infração – traz trecho do parecer escrito pelo ouvidor Manoel Serapião Filho.
No texto, a CBF destaca que o VAR não disse que a bola não tinha tocado no braço de Conti.
– Não obstante, a bem da verdade, embora sem pretender minimizar o erro do árbitro, é preciso afirmar que o VAR não disse que a bola não tocou no braço do defensor, como o Reclamante afirma, mas, ao contrário, menciona que a bola tocou no peito do defensor e após em seu bíceps.
Foi a terceira rodada seguida em que a CBF reconheceu um erro contra o Bahia. Antes, a entidade máxima do futebol brasileiro já havia divulgado um parecer sobre o jogo contra o São Paulo, e outro para a partida diante do América-MG. O Tricolor entrou com representações contra a arbitragem nas três situações.
Ainda na semana passada a CBF já havia divulgado o áudio do VAR no lance em que o pênalti foi confirmado. Na gravação, o árbitro Vinícius Gonçalves afirma que viu a bola atingir o bíceps do zagueiro Conti e decide manter a decisão de campo.
Em outro ponto do documento divulgado nesta manhã, a CBF também responde sobre o questionamento feito pela substituição do árbitro, que inicialmente não estava previsto para trabalhar na partida. De acordo com o parecer, a mudança aconteceu porque o “árbitro designado decorreu de lesão sofrida, que o impossibilitou de atuar”.
“De toda sorte, a Comissão de Arbitragem, conquanto haja feito publicação no portal da CBF da substituição, deveria comunicar o fato às equipes envolvidas, o que se recomenda, doravante”, ponderou a CBF.
O Bahia volta a campo nesta quinta-feira, em compromisso contra o Sport, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para às 21h, na Arena Pernambuco, em Recife. Informações do Globo Esporte Bahia.