O deputado Hilton Coelho (Psol) protocolou indicação, na Casa Legislativa, em que solicita ao governado Jerônimo Rodrigues, que garanta a implantação do Trem Regional de Passageiros nos trechos entre Salvador x Feira de Santana x Alagoinhas, conforme estudo realizado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Há uma necessidade de reafirmar um importante anseio público de interesse social dos cidadãos e cidadãs baianos, que é a revitalização da ferrovia para a implantação do Trem Regional de Passageiros. Que a implantação se dê de forma rápida em defesa da mobilidade urbana e do meio ambiente”, afirma o parlamentar.
Hilton Coelho argumenta que “finalmente o Governo da Bahia entendeu que o projeto de monotrilho no Subúrbio Ferroviário de Salvador não fazia nenhum sentido e retomou a discussão do projeto original para revitalização do transporte ferroviário, com a proposta de implantação de um verdadeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Assim, deverá ser restabelecida a via-férrea no trecho entre Calçada e Paripe a fim de permitir novamente o transporte sobre trilhos”.
Para o legislador é importante se pensar no compartilhamento da estrutura ferroviária, otimizando assim o investimento público, com serviços além do transporte regular dos passageiros em áreas urbanas através do VLT, como também, através do Trem Regional para outros municípios, transporte de cargas gerais por contêiner e ainda a operação do trem turístico cultural nos finais de semana. É importante observar que todos esses serviços poderão ser operados em uma via semiexpressa entre as vias do VLT, sem afetar o fluxo diário deste equipamento.
“Esta é uma luta que vem sendo representada por organizações como o Movimento Trem de Ferro, criado em 1986, em Periperi, com base nas Associações de Moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador e o Movimento, a Casa de Cultura de Alagoinhas criado em 1989, que desde 2002, é representada pela Fundação Iraci Gama de Cultura, e que vem ao longo das últimas três décadas realizando diversas atividades, para chamar a atenção dos governantes sobre a importância da ferrovia como transporte, além de inúmeras vantagens em relação a outros modais, também muito mais viável sócio ambientalmente. Defendemos ainda, que essa implantação tenha como primeira etapa a via Salvador x Alagoinhas, considerando que já existe linha na região, o que demandaria menor tempo de recuperação, além de abranger mais municípios”, conclui Hilton Coelho.
Fonte: ALBA