Camaçari entrou oficialmente para um dos principais destinos de torcedores e admiradores do futebol americano. Na tarde deste sábado (6/11), no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, na Cavalaria 2 de Julho FA, equipe que representa o município e a Bahia, estreou contra o tempo pernambucano Carrancas FA de Petrolina pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Americano 2022.
Cabeça de chave do grupo B, a Cavalaria perdeu pelo placar de 26 x 20 para as Carrancas. Seguindo a tradição norte-americana, os intervalos da partida foram animados pelo show da cantora Liu Menezes e da Banda Marcial de Camaçari (Bamuca).
A participação de Camaçari na competição se tornou possível após a parceria entre a Prefeitura, através da Sejuv, e a equipe Cavalaria 2 de Julho FA. O acordo firmado no início desta ano possibilidade ou que a preparação e os treinos do tempo foram realizados no estádio municipal, sem nenhum custo financeiro para o município.
Em contrapartida, a equipe garantiu a criação de uma escolinha de futebol americano para atender crianças e jovens carentes, bem como a promoção do município nas competições regionais e nacionais. Uma seletiva já foi realizada para garimpar talentos da cidade.
“O esporte movimenta a cidade, a economia e desperta o interesse de mais e mais adeptos. O esporte é uma corrente positiva e do bem. E essa nova modalidade que estamos trazendo para Camaçari é mais uma grande oportunidade para as nossas crianças e jovens. Em parceria com a Cavalaria 2 de Julho, vamos criar a primeira escolinha de futebol americano da história de Camaçari, modalidade que garimpa talentos, mundo afora, para reforçar a Liga Americana. É muito comum atletas receberem bolsas para estudar nos Estados Unidos, ao tempo que treina e defende equipes norte-americanas. É mais oportunidade para os nossos jovens”, destacou o titular da Secretaria do Esporte Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, ao pontuar que “além do mais, estamos realizando o sonho de muita gente, de assistir uma partida de futebol americano, sem precisar ter que ir aos Estados Unidos”, finalizou.
Da arquibancada, as pessoas eram admiradas com a modalidade, considerada pouco popular no Brasil. Uns buscavam entender as regras para acompanhar cada lance, outros, que já são fãs do esporte, aprovaram a realização da competição em solo camaçariense.
O aposentado Raimundo Bispo, reuniu a família para torcer pelo filho, atleta da equipe pernambucana, Carrancas FA. “É diferente! A gente é acostumado ao futebol tradicional, não bem conhecemos essas regras. Mas, a narração ajuda bastante. E de qualquer forma estamos aqui para apoiar o nosso filho”, pontuou.
A opinião foi reforçada por Arthur Vieira, que também acompanha o futebol americano pela televisão e disse ter ficado maravilhado em assistir uma partida oficial na cidade onde mora. “A gente pode perceber o incentivo dado ao esporte, principalmente que é de para a, mas que tem cada vez mais adeptos no Brasil”, destacou.
Amante do futebol americano, o professor Everton Oliveira, morador de Salvador, aprovou a ideia de Camaçari sediar uma partida da modalidade esportiva. “Há muitos anos acompanhou a Liga Americana de Futebol pela TV e ter essa opção de lazer tão próxima a nós, é sensacional”.
Enquanto a disputa ocorria em campo, a torcida da vendedora ambulante Maria Amélia era por boas vendas. Comerciante há anos, ela comemora quando são realizados eventos na cidade, sobretudo, os esportivos. “É o momento de a gente ganhar o nosso e levar o pão de cada dia para casa”, disse.
O segundo e terceiro jogos da Cavalaria 2 de Julho FA será contra o Recife Mariners-PE e o Santana Red Bulls-BA, para a de casa. E volta a jogar em Camaçari no dia 20 ou 21 de agosto, contra o Santa Cruz Piratas-PE.
A competição nacional é realizada pela Liga BFA (Brasil Futebol Americano). Ao todo, serão 84 jogos na temporada regular, durante 16 semanas. Nos playoffs, serão mais 16 jogos, incluindo Wild Card (espécie de quartas de final), semifinais e finais regionais.
No “mata-mata” nacional, o torcedor da bola oval ainda conta com mais quatro duelos: semifinais e o Brasil Bowl, que é a grande finalíssima da competição. No total somatória, serão 104 confrontos, em vários estados, na edição de 2022.
A tabela da temporada consta 40 vezes dividido em cinco conferências. Na fase classificatória, o tempo baiano enfrenta apenas equipes nordestinas. Nas semifinais nacionais, o campeão do Sudeste enfrenta o campeão do Nordeste.
O campeão do Centro-Oeste ou campeão do Norte enfrenta o campeão do Sul. Dia 8 ou 9 de outubro acontece a Conferência Final Nordeste. O Brasil Bowl acontece no dia 19 ou 20 de novembro, no local ainda a ser definido. Informações da ascom PMC.