O Vasco da Gama é um dos poucos grandes clubes da Série A contra quem o Bahia tem retrospecto positivo. Em 77 confrontos na história, o Esquadrão venceu 30, empatou 19 e perdeu 28. Neste domingo, 31, às 16h, em São Januário, os dois se enfrentam pela 33ª rodada do Brasileirão. Quando o histórico do confronto é encaixado nesse recorte, o Tricolor tem sete triunfos, 10 empates e sete derrotas no Rio.
O Bahia não soma tantos triunfos contra nenhum outro time da Primeira Divisão (confira no quadro abaixo). Em momento em que ambos estão brigando contra o rebaixamento, honrar a história pode ser um fator crucial. Os baianos encontram-se na 16ª posição, com 35 pontos. É a mesma pontuação do Fortaleza, que abre a zona de rebaixamento. O Vasco, 14º, tem 36.
Os duelos
O exemplo mais recente de bom desempenho tricolor contra o Vasco fora de casa é o de 2019. No primeiro turno, o Bahia foi a São Januário e venceu por 2 a 0, com show de Gilberto, que marcou um golaço. Contra o Vasco, o camisa 9 também estará em campo. Ele vem de marcar um gol contra o Corinthians, na vitória por 2 a 0 na Fonte Nova.
Aquele duelo de 2019 deixou o Esquadrão na sexta colocação, dentro da zona de classificação para a Libertadores, fechando uma sequência de três triunfos consecutivos. O outro gol foi marcado por Nino Paraíba, que também vai estar em campo mais tarde.
Já em 2012, o placar foi mais elástico e mais marcante. O Vasco fazia boa campanha, estava no G-4 da Série A. O Bahia, por sua vez, puxava uma arrancada para fugir da zona de rebaixamento, o que acabaria conseguindo. O triunfo por 4 a 0 do consolidou o Tricolor como a melhor campanha do returno do Brasileirão, com 10 pontos de 12 possíveis.
À época, foi a maior goleada que o Cruzmaltino sofreu em São Januário em 12 anos. Os responsáveis por balançar as redes foram Souza (o Caveirão) e Jones Carioca, duas vezes cada. Desde então, o Tricolor não tinha mais vencido até o 2 a 0 citado de 2019.
Sinais de recuperação
Estar próximo à zona da confusão – como diria o técnico vascaíno Vanderlei Luxemburgo – nunca é bom sinal. Mas, apesar de inconstantes, os dois times dão sinais de recuperação.
Nos últimos cinco jogos, o Cruzmaltino teve duas vitórias e um empate, e perdeu duas vezes. É verdade que os dois resultados negativos desestimularam. Derrota em casa para o Coritiba, por 1 a 0, e goleada de 4 a 1 sofrida para o RB Bragantino, fora.
Já o Bahia veio evoluindo seu futebol gradativamente sob o comando de Dado Cavalcanti. A exceção foi a derrota por 2 a 0 para o Sport na Ilha do Retiro, que estremeceu o ambiente na Cidade Tricolor. Ainda assim, tem o mesmo retrospecto vascaíno nas últimas cinco partidas, e vem de triunfo importante sobre o Corinthians na Fonte, por 2 a 1.
VASCO X BAHIA – 33ª RODADA DO BRASILEIRÃO SÉRIE A
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), às 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Vasco da Gama: Fernando Miguel; Léo Matos, Ricardo Graça (Marcelo Alves), Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes, Leonardo Gil e Benítez; Yago Pikachu, Cano e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Bahia: Douglas Friendrich; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Matheus Bahia; Gregore, Ronaldo e Daniel; Rossi, Gilberto e Thiago Andrade. Técnico: Dado Cavalcanti. Informações do Portal A Tarde.