Polícia Federal vai investigar farra com dinheiro público no combate ao Covid-19, a pedido de Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou na última segunda-feira (20), em sua conta oficial do Twitter, que determinou à Polícia Federal que investigue desvio de verba destinada para o combate à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Moro disse que a apuração busca descobrir “de forma implacável qualquer desvio, em qualquer lugar que isso ocorra”. E afirmou que vai trabalhar em conjunto com a CGU (Controladoria Geral da União).

reprodução/Twitter @SF_Moro – 20.abr.2020

A medida ocorre depois de indícios de uso indevido dos recursos no combate à pandemia. Uma delas, aponta que o governo do Estado do Amazonas gastou R$ 2,9 milhões em 28 ventiladores pulmonares que, posteriormente, foram considerados “inadequados” pelo Conselho Regional de Medicina para tratar pacientes com covid-19.

Segundo o Ministério Público de Contas, documentos mostraram que a empresa que vendeu os equipamentos é, na verdade, uma loja especializada em vinhos e que o valor unitário de cada aparelho saiu até quatro vezes mais caro do que o praticado no mercado.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou em janeiro, um canal exclusivo para receber denúncias de atos ilícitos praticados contra a administração pública como corrupção, lavagem de dinheiro, pirataria e crimes cibernéticos, por exemplo. Podem acessar o site, pessoas físicas e jurídicas, para registrar as denúncias, que serão analisados pela Ouvidoria-geral do Ministério. As queixas podem ser veiculadas no site www.iccbrasil.org