As Polícias Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal receberam, na manhã desta sexta-feira (18), 127 novas viaturas, algumas delas semiblindadas, para reforçar o combate ao crime organizado. Investimento de R$ 25 milhões, a entrega aconteceu no Farol da Barra, em Salvador.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, entre outras autoridades participaram do evento.
Microônibus, carros e motocicletas serão distribuídos em unidades ordinárias e especializadas das Forças Estaduais e Federal. Entre janeiro de 2023 e outubro deste ano, cerca de 2.000 novas viaturas foram entregues para as Polícias Militar, Civil e Técnica.
“O investimento na Segurança Pública continuará de forma constante, com a contratação de novos efetivos e aquisição de equipamentos modernos. Seguiremos também fortalecendo as ações integradas contra grupos criminosos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Mais equipamentos
Granadas, sprays de pimenta e balas de borracha também foram entregues para as Polícias Militar e Civil. São 17.900 mil equipamentos com um investimento de R$ 3,3 milhões. Os instrumentos de menor potencial ofensivo são utilizados em situações específicas, geralmente em controle de tumulto.
SSP e SENASP assinam adesão ao Projeto Escuta SUSP
A SSP e a Secretaria Nacional de Segurança (SENASP), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, assinaram também nesta sexta-feira (18), o Termo de Adesão ao Projeto de Intervenção Psicológica Online para Profissionais de Segurança Pública – Escuta SUSP.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública – Pró-Vida instituído pela Lei Federal nº 13.675/2018. A ação oferta assistência especializada em saúde mental para os profissionais das Polícias Civil, Militar, Técnica, além do Corpo de Bombeiros, por meio de atendimento psicológico online.
“Há uma preocupação constante com a saúde mental dos nossos profissionais e essa parceria com o Ministério da Justiça é mais uma ferramenta para auxiliar a quem precisa de alguma ajuda”, reforçou o secretário Marcelo Werner.
Texto: Alberto Maraux