Praia de Guarajuba é premiada com selo de Bandeira Azul

Praia de Guarajuba-Ba

A praia de Guarajuba, localizada no Litoral Norte, recebeu na última sexta-feira, 20, o certificado internacional Bandeira Azul do secretário de Turismo de Camaçari, Gilvan Souza. O programa, credenciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unesco, tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade – banho e práticas esportivas – das águas e das praias em torno do mundo.

Com o selo, uma iniciativa da Associação dos moradores de Guarajuba, a praia passa a ser considerada, de maneira oficial, uma das melhores áreas para os banhistas. Para conseguir a aprovação, a localidade precisa satisfazer todas as 29 exigências, divididas em quatro blocos. Já o certificado precisa ser renovado anualmente.

No Brasil, apenas duas praias possuíam a premiação. No ano passado, a praia de Jurerê, em Santa Catarina, conquistou o certificado e, posteriormente, conseguiu renovar nesta temporada. Além desta, a praia do Torto, em São Paulo, também ganhou o selo.

De acordo com o projeto, a perspectiva a longo prazo é de que dentro de algum tempo não haja mais a necessidade desta avaliação, uma vez que todas as localidades, brasileiras e internacionais devam cumprir esses requisitos de maneira ‘espontânea e natural’. Informações do A Tarde.

Comentários no Facebook