Prefeito Elinaldo recebe representantes de instituições de ensino superior 

O prefeito Elinaldo Araújo se reuniu com representantes de duas instituições de ensino superior, além de uma prestadora de serviço. Na pauta, a saúde pública em Camaçari. Os encontros aconteceram nesta segunda-feira (26/2), e foram realizados em dois momentos, na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), e no gabinete do gestor municipal.

Para tratar sobre a assinatura de uma carta de intenção de campo de estágio/internato para estudantes do curso de medicina do Centro Universo – Universidade Salgado de Oliveira – Salvador, o gestor do município recebeu a diretora da instituição, Paloma Modesto. Na ocasião, o prefeito destacou que, “Camaçari ganha com a qualificação dos serviços, porque, a partir do momento em que traz campo de estágio, cada estudante desse tem um preceptor, tem um professor que acompanha, que discute os casos daquela pessoa. Então, desta forma, qualifica e amplia o atendimento à população. Além disso, o município cumpre com uma obrigação constitucional, que é a de ofertar campo de estágio para o SUS”,

Um das possibilidades de contrapartida para o município, está na oferta de bolsas de estudos em diversos cursos, com promessa, inclusive, para medicina, através de um convênio previsto para ocorrer posteriormente. A diretora Paloma Modesto pontou que um curso de medicina atende e se relaciona com todas as cidades do entorno. “Camaçari, como município, tem uma importância estratégica para gente”, destacou.

O secretário da Saúde, Elias Natan, explicou que, “o [Centro] Universo já tem o curso de medicina habilitado, quando for necessário se fazer esses estágios, a prefeitura disponibiliza a sua rede, que, inclusive, é robusta, de atenção primária e secundária, de emergência, e de Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192], para oferecer cursos de estágio também para essas universidades”.

O mesmo pleito foi tratado com Carlos Joel Pereira, reitor da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), que pretende implementar vários cursos na costa do município, incluindo o de medicina. De acordo com ele, a estrutura da rede de saúde do município foi o que motivou o encontro. “A vantagem de Camaçari é que a infraestrutura de saúde aqui é superior a média dos municípios que estão no entorno. É visível que a estrutura é melhor. Então, automaticamente, a possibilidade de ter as vagas, em função do volume de leitos, é maior”, afirmou.

Por fim, a viabilidade de credenciamento, visando a ampliação da rede com o município, foi tratada com Márcio Leão, diretor da Fundação Bahiana de Cardiologia e Combate ao Câncer.

A intermediação dos encontros ficou por conta do vereador Júnior Borges, e ainda contou com a participação da secretária da Educação, Neurilene Martins, do presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, além da equipe técnica da Secretaria da Saúde (Sesau).

Foto: Tiago Pacheco