Prévia da inflação na RMS fica em 0,23% em agosto

Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como uma prévia da inflação, ficou em 0,23% na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O número representa uma desaceleração em relação ao registrado em julho (0,75%), mas ficando acima do índice de agosto do ano passado (-0,13%). O IPCA-15 reflete os preços coletados entre 15 de julho e 13 de agosto. No país como um todo, o índice foi igual, 0,23%.

Os gastos com habitação (1,02%) e transportes (0,74%) foram, as principais pressões inflacionárias no índice do mês, na RMS. Esses grupos foram puxados, respectivamente, pela energia elétrica (2,24%), refletindo parte do reajuste tarifário, e pela gasolina (2,80%), que teve o maior impacto individual no IPCA-15 de agosto, tanto na RM Salvador quanto no país como um todo.

No caso do grupo educação, os cursos regulares (-3,29%) tiveram queda importante, puxados pelo ensino fundamental (-4,83%) e pela pré-escola (-8,78%). Em vestuário, as roupas (-1,52%), sobretudo as femininas (-2,40%), tiveram contribuições mais importantes.

No IPCA-15 de agosto, o grupo alimentação e bebidas também mostrou uma variação negativa nos preços (-0,14%). Foi a primeira vez que os alimentos tiveram deflação neste ano, tanto ente aqueles consumidos em casa (-0,18%) quanto fora (-0,04%).

A batata-inglesa (-24,33%) e o tomate (-16,79%) tiveram os maiores recuos dentre as centenas de itens pesquisados pelo IBGE.

Acumulado

No acumulado de janeiro a agosto de 2020, o IPCA-15 da região acelerou para 1,65% – havia ficado em 1,42% em julho. Está acima do índice do Brasil como um todo (0,90%) e continua o 3º mais alto dentre os 11 locais pesquisados.

De agosto de 2019 até hoje, o índice acumula alta de 2,80%, na RM Salvador, sendo maior que o indicador nacional (2,28%).

O quadro a seguir mostra os principais resultados do IPCA-15 de agosto para o Brasil e cada uma das áreas pesquisadas.

IPCA-15 tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos. Informações do Portal A Tarde.

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