PRF na Bahia recebe cadela K9 Ruth para auxiliar nas ações de combate à criminalidade

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) adquiriu uma nova cadela para atuar na Superintendência Regional na Bahia. A mais nova integrante do Grupo de Operações com Cães (GOC/BA) veio de um canil em Goiânia (GO), que é especializado na criação deste tipo de animal e permaneceu em treinamento por 2 meses no GOC (DF).

A cadela se chama Ruth, da raça Pastor Belga Malinois, que é uma das mais indicadas neste tipo de serviço de sinalização de ilícitos, pois assimilam com mais rapidez e eficiência os comandos dos treinadores, além de possuírem um olfato mais apurado. Ela chegou em agosto e já integra a equipe do GOC/BA, que sentiu a perda precoce do K9 Holmer, que em razão de uma enfermidade que comprometeu seu sistema de saúde, foi necessária sua aposentadoria com apenas 4 anos de idade .

Com a nova aquisição, o GOC passa a atuar com três K9 (Ruth, Fridel e Raia).

Os policiais rodoviários federais lotados no GOC, possuem formação em curso especializado da PRF para atuar com cães farejadores, e que pela natureza da atividade acabam criando um forte vínculo com o cão. O K9 atua como uma extensão do policial nas ações, uma verdadeira relação de confiança e parceria.

Veja matérias com atuação da K9 Ruth

1 – Com ajuda de cão farejador, PRF apreende maconha, cocaína e crack e prende traficante no oeste da Bahia – https://www.prf.gov.br/agencia/com-ajuda-de-cao-farejador-prf-apreende-maconha-cocaina-e-crack-e-prende-traficante-no-oeste-da-bahia/

2 – Apreensões de maconha movimentam o plantão de fiscalização na BR 242 em Barreiras; assista – https://www.prf.gov.br/agencia/apreensoes-de-maconha-movimentam-o-plantao-de-fiscalizacao-na-br-242-em-barreiras-assista/

Cão Holmer

O K9 Holmer participou de diversas missões de combate ao crime na Bahia, entre elas integrou as equipes de policiamento e fiscalização durante o evento sul-americano da Copa América 2019, especialista no faro de armas e drogas, sempre se destacando pela disposição e pelo faro aguçado.

Em razão de uma enfermidade o cão passou por um longo período de tratamento e apresentou melhora significativa, porém não recuperou totalmente a vitalidade para o trabalho policial, sendo necessária sua aposentadoria.

Atualmente, ela encontra-se em uma ampla propriedade rural onde já residem 30 cães, todos vivendo em harmonia e bem tratados, no que tange à alimentação, a saúde, aos cuidados veterinários, mas, principalmente ao amor e atenção dos seus cuidadores.

Fonte: PRF