PRF registra 33 toneladas de excesso de peso durante fiscalização em Simões Filho

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou nesta segunda-feira (3), em Simões Filho, três carretas que somaram 32.903 quilos de carga acima do permitido.

Equipe do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT – Simões Filho), realizava fiscalização que teve como foco coibir irregularidades no transporte de cargas e prevenir colisões por essa e outras infrações.

Cerca de 20 veículos de grande porte passaram por fiscalização e foram emitidas 51 autuações por diversas irregularidades, com destaque para 3 autos por excesso de peso, conforme prevê o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foram emitidas as devidas notificações e os caminhões foram encaminhados ao pátio para realizar o transbordo da carga excedente.

Durante as abordagens, chamou a atenção dos policiais uma carreta Volvo que estava com quase 20 toneladas de excesso de peso, além de 4.365 quilos na Carga Máxima Tracionada (CMT). O motorista também foi autuado em razão por fazer o transporte do material sem o acondicionamento correto (lona).

Vale ressaltar que essa prática danifica o pavimento das rodovias, prejudica a estrutura e o funcionamento dos caminhões, além de aumentar o risco de sinistros graves no trânsito, a exemplo de tombamentos de caminhões. Em 2024, a PRF na Bahia registrou 329 ocorrências desse tipo de sinistro, deixando 373 pessoas feridas e 27 mortos.

EXCESSO DE PESO - BR 324

EXCESSO DE PESO – BR 324