Reeditando o programa que deixou Camaçari mais limpa em 2023, o Cata Bagulho volta com força total em 2024. O projeto da Prefeitura de Camaçari, concebido e realizado pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), tem a 1ª edição do ano marcada para acontecer no bairro Gleba C, quarta-feira (28/2), a partir das 9h. A iniciativa faz a coleta de móveis em geral e de todo tipo de eletrodoméstico sem utilidade, deixado em via pública, ou aqueles acumulados nas residências. São coletados, também, recicláveis em geral como plástico, vidro e metais.
Na segunda (26), dois dias antes da retirada, uma equipe padronizada percorrerá as ruas do bairro, acompanhada por carro de som, fazendo o chamamento para o dia da coleta propriamente dita, que acontece na quarta.
Materiais de maior volume e peso, como entulho de obras e podas de árvores não são coletados pela equipe do Cata Bagulho. Estes devem ser dispensados num Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) mais próximo, que, na Gleba C, fica na rua Corpo Santo. Os demais equipamentos, que possuem a mesma finalidade, ficam nos bairros Natal, na Rua Bela Vista; Ponto Certo; Nova Vitória, na rua Padre Paulo Maria Tonucci; e na Avenida Industrial Urbana; na sede. Na costa, fica na Rua Parati, em Arembepe.
O lixo doméstico também não é aceito pela coleta do Cata Bagulho, que deve ter como destino a coleta domiciliar diária, e na sede acontece a partir das 19h30. Na costa, ocorre no período da manhã, às 6h30. Em caso de perda da passagem do carro da coleta, o cidadão tem como opção acondicionar o material em casa, de modo seguro, e aguardar a passagem da próxima equipe da Naturalle – empresa responsável pela execução da limpeza urbana no município –, ou buscar algum contêiner próprio para este fim, nas imediações do local onde mora.
Para ficar por dentro da programação do Cata Bagulho, ou em caso de qualquer necessidade relativa à limpeza do bairro, a Sesp mantém ativo o atendimento através do canal de comunicação Disque Limpeza Urbana, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp, por meio do número (71) 999510191, somente por mensagem de texto.
Em 2023, o Projeto Cata Bagulho aconteceu em 29 edições, quando foi recolhida uma média de 55 toneladas (t) de materiais sem utilidade; e 42 bairros e localidades de Camaçari, entre a sede e a costa do município, foram contemplados.
Foto: Arquivo